II Semana de Cultura Negra começa na segunda-feira

DA REDAÇÃO
A II Semana de Cultura Negra inicia suas atividades na segunda-feira, 17/11, com a abertura solene, às 19 horas, no auditório Franco Montoro. A cerimônia deve contar com a presença do presidente Sidney Beraldo, do 1º secretário Emidio de Souza, do 2.º secretário José Caldini Crespo, dos deputados da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia, e de representantes do Instituto do Legislativo Paulista.
Haverá apresentação musical do Coral Martin Lutter King além de várias exposições de arte sobre o tema.
Na terça-feira, 18/11, às 14h30, no plenário Tiradentes, sob a coordenação dos deputados Roberto Engler (PSDB) e Beth Sahão (PT), a Comissão de Saúde debate o tema "Discriminação na Saúde". São convidados para participar do debate a deputada federal Iara Bernardi (PT), o ex-deputado estadual Nelson Salomé (PSDB) e a médica pneumologista/sanitarista Maria Inês Paulina dos Santos Rosa.
Também na terça-feira, às 19 horas, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Alberto Turco Loco (PSDB) e da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), haverá o debate "A Questão Racial no Livro Didático". Para discutir o tema foram convidados o secretário da Educação, Gabriel Chalita; a secretária municipal da Educação, Maria Aparecida Perez; Denise Maria Botelho, do Geledés Instituto da Mulher Negra e a presidente da Casa de Cultura da Mulher Negra de Santos, Alzira Rufino.
Na quarta-feira, 19/11, às 15 horas, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Sebastião Arcanjo (PT), acontece o debate "O Papel da Mídia na Programação da Igualdade". São convidados o cineasta/escritor Joelzito Araújo; o apresentador Netinho de Paula; a jornalista Luciana Camargo; o ator Big Richar e o jornalista Luiz Paulo Lima.
Às 19 horas da quarta-feira, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação dos deputados Nivaldo Santana (PcdoB) e Simão Pedro (PT), será realizada uma Audiência Pública sobre o tema "Esporte como forma de Inclusão Social". Participam como convidados a secretária municipal de Esportes, Nádia Campeão; o secretário nacional de Esporte Educacional, Maurício Evangelista de Moraes; o jogador Raí Souza Vieira de Oliveira, da Fundação Cafu; Gilson Trindade de Jesus, da Fundação Gol de Letra; e o ex-jogador do Palmeiras, Ademir da Guia.
Na quinta-feira, 20/11, às 14h30, no auditório Teotônio Vilela, sob a coordenação dos deputados Renato Simões e Ítalo Cardoso (ambos do PT), a Comissão de Direitos Humanos debate "Intolerância contra as Religiões de Matrizes Africanas". São convidados para discutir o tema o padre José Enes de Jesus, Hédio Silva Júnior, do Instituto do Negro Padre Batista; o teólogo Cesário Silva presidente de Honra do Movimento Evangélico Progressista, coordenador executivo do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade; e o babalorixá Francisco de Oxum.
Às 19 horas da quinta-feira será prestada uma homenagem às militantes do Movimento Negro, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Vicente Cândido (PT) e da Conen - Coordenação Nacional de Entidades Negras. Está prevista para as 20 horas a chegada ao Pátio do Estacionamento da Assembléia da Marcha da Consciência Negra. Haverá apresentação artística dos grupos Afro X; DJ Hum; Charm Faces; e Banda Pedra Preta do Pelô.
No encerramento das atividades da semana, na sexta-feira, 21/11, às 12 horas, haverá apresentação cultural e serão servidos práticos típicos no restaurante da Assembléia.
Às 19 horas, no auditório Franco Montoro, será debatido o tema "Juventude Negra", com a participação da assistente social e coordenador do Centro de Referência da Juventude em Santo André; da mestranda em Políticas Públicas para a Juventude, Kátia Coelho; e do idealizador do projeto cultural Literatura do Brasil, Aldemiro Alves. A coordenação é do deputado Marcelo Cândido (PT).
Após o debate, o público assiste à apresentação do Grupo Diamantis.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações