Audiência pública discute criação de tribunal de segunda instância em Campinas


DA REDAÇÃO
A criação do Tribunal de Alçada Regional de Campinas (Tarc) é uma oportunidade para desafogar cerca de 450 mil processos que estão à espera de distribuição pelo Tribunal de Justiça.
A afirmação foi feita pelo presidente do TJ, desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição, durante audiência pública promovida pelas comissões de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Ricardo Trípoli (PSDB), e de Finanças e Orçamento, presidida pelo deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), nesta terça-feira, 4/11, para debater o Projeto de Lei Complementar 20/2003, que propõe a criação daquele tribunal de segunda instância.
Segundo Nigro, "esse volume de serviço está acima da capacidade e das forças dos integrantes dos tribunais de segundo grau". Ele acrescentou que, se aprovado o projeto pela Assembléia, a criação do Tarc "ocorrerá em um momento extremamente adequado", dando início à descentralização da Justiça. "O juiz vai dar uma solução mais adequada porque conhece os problemas regionais", advertiu.
Favorável à proposta do TJ, o juiz José Henrique Rodrigues Torres trouxe para a audiência manifestos em prol da criação do tribunal, assinados por mais de 200 juízes do Estado, além de deputados estaduais, federais e membros da sociedade civil organizada. "A criação do Tarc fará com que os processos sejam apreciados com mais rapidez", ponderou.
Para o desembargador José Ozório, da Associação Juízes para a Democracia, no entanto, o projeto propõe a criação de um tribunal no velho estilo - "que talvez nos afaste ainda mais da população" -, julgando processos irrelevantes, em segundo grau, com conflitos de jurisdição. "Não vejo nenhuma revolução ao criar um tribunal de alçada regional. Não é isso que a sociedade espera de nós, com a reforma do Judiciário", advertiu.
Os deputados Vanderlei Macris (PSDB) e Sebastião Arcanjo (PT) são favoráveis à aprovação do projeto. Como líder do Governo na Assembléia, Macris anunciou a posição do Executivo a favor da proposta do TJ. Arcanjo disse que o Partido dos Trabalhadores é, majoritariamente, pela "aprovação do projeto, já que a criação do Tarc vai permitir a regionalização da Justiça, uma possibilidade inédita para o Estado de São Paulo".
Publicado no Diário Oficial em 30/8, o PLC 20/2003 recebeu 23 emendas dos parlamentares e um pedido para tramitação em regime de urgência, ainda não votado, apresentado pelo deputado Renato Simões (PT). Na proposta do TJ, o Tarc terá competência civil e será dotado de autonomia administrativa. Composto por 42 juízes, terá jurisdição sobre as comarcas de Jundiaí, Bragança Paulista, Moji-Mirim, Campinas, Limeira, Itu, Piracicaba, Casa Branca, São João da Boa Vista, Americana e Amparo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações