Ato pede Defensoria Pública forte e digna
.jpg)
.jpg)
.jpg)
A Assembléia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 17/4, em reunião no auditório Franco Montoro, defensores públicos aprovados no primeiro concurso para a Defensoria Pública do Estado que deverão tomar posse em 14/5, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes.
Junto com representantes de diversos movimentos sociais, eles participaram de ato promovido pela Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadesp) com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade à instituição. Criada pela Lei 988/06, a Defensoria Pública do Estado tem por finalidade a tutela jurídica integral e gratuita, individual e coletiva, judicial e extrajudicial, dos necessitados, de acordo com o que prevê a Constituição Federal.
Na abertura do ato, a defensora pública geral do Estado de São Paulo, Cristina Guelfi Gonçalves, disse que a conquista da defensoria pública no Estado foi resultado de uma luta de 17 anos, na qual a pressão da sociedade civil foi determinante. No mesmo sentido, para o presidente da Apadesp, Davi Eduardo Depiné, "a defensoria é um instrumento de transformação social e foi gestada pela sociedade civil".
Os representantes das entidades da sociedade civil foram unânimes ao se referir à grande expectativa e esperança que a população marginalizada e em situação de exclusão deposita no trabalho dos jovens defensores públicos. "Esperamos, enfim, ter direito à defesa", comemoraram Deise Benedito, presidente do Fala Preta, e Lucila Pizani, conselheira do CDHEP Campo Limpo e da Ouvidoria da Defensoria Pública.
A mesa do evento foi composta ainda por: Antonio Maffezoli, ex-coordenador do movimento pela criação da Defensoria Pública e subdefensor geral do Estado; William Fernandes, ouvidor da Defensoria Pública; Denis Praça, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro; José Abraão, da União de Movimentos de Moradia; Cláudio Hortensio Costa, do Núcleo de Defesa do Cedeca Sapopemba; Marcelo de Nardi, advogado da Pastoral Carcerária; Josephine, da Comissão de Justiça e Paz; e Amelinha, da União de Mulheres de São Paulo.
Deputados dos vários partidos representados na Assembléia estiveram presentes ao ato, manifestando apoio às propostas de ampliação do quadro de defensores públicos, para garantir a presença efetiva da instituição em todo o Estado; de criação do quadro de apoio, com a seleção de profissionais de outros ramos do conhecimento, de forma a garantir o atendimento interdisciplinar previsto em lei; de valorização da remuneração dos defensores paulistas (uma das mais baixas em relação às defensorias de outros Estados), com equivalência de tratamento entre profissionais aos quais a Constituição Federal deferiu tratamento igualitário; e de destinação de recursos orçamentários que assegurem a qualidade do serviço prestado e condições adequadas de conforto para os usuários da defensoria.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações