Museu de Arte: Adinéia Santos revela uma veia lírica expressiva através do primitivismo de suas paisagens


O que impressiona na obra de Adinéia Santos é o empenho que anima seu trabalho e a necessidade de seu temperamento em exprimir a realidade como percepção estruturada do seu ânimo interior. Seu amor pela arte está na raiz de seu temperamento e leva a artista a sensíveis desenvolvimentos e a contínuas pesquisas para se exprimir com sinceridade. Nessa direção, a linha de seu discurso pictórico é cada vez mais válido.
De suas telas de linha primitiva, emana o prazer que a artista possui de desenhar e de colorir, a alegria de sua inspiração. Devido à limpidez de sentimentos, o que se destaca em sua pintura, no equilíbrio de seus tons e na distribuição das luzes, é o êxito poético que alcança de maneira feliz em suas paisagens rurais.
Adinéia Santos vive e transmite ao espectador os aspectos de um mundo simples, reduzindo-o à dimensão humana. Por outro lado, a artista sabe colher aspectos idílicos sem forçar situações, eliminando com dosada sabedoria os particulares supérfluos para nos restituir um ambiente não contaminado.
Trata-se de uma pintora que ousa olhar com olhos sonhadores. Com a alegria de quem sabe ver as maravilhas das coisas envolvidas pela luz, ela pinta juntando a alegria de viver e a capacidade de sonhar. É exatamente aqui que se move a sua pesquisa e a sistemática dos valores formais.
A obra "A Capela de São Miguel Arcanjo", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete uma paciente construção do tema cuja essência é constituída de luz e onde é evidente um certo primitivismo e uma veia lírica expressiva.
A Artista
Adinéia dos Santos nasceu em São Paulo no ano de 1956. Formou-se em educação artística pela Universidade de Mogi das Cruzes, pedagogia pela Universidade Francana, e administração e supervisão escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul, e pós-graduação em artes pela Faculdade Marcelo Tupinambá.
Paralelamente, realizou cursos livres com os professores: Paula Soares, Marcos Venelli, Jandilisa Grassamo Lopes, Gilberto Geraldo, Gandhi Albuquerque e atualmente com o consagrado artista plástico e professor Maurício Takiguthi.
Participou das seguintes exposições: Associação Cristã de Moços, SP, III Concurso de Revelação da Zona Leste (1981); 8º Salão Poços Caldense de Belas Artes; Universidade São Judas, Instituto Alberto Mesquita de Camargo e 1ª e 3ª Exposição do Grupo de Arte Renascer, SP (1991 e 1992); 50º Salão Livre Comemorativo, Associação Paulista de Belas Artes, SP; Salão de Artes Plásticas Brasil-Portugal; Salão Oficial de Belas Artes de Matão; (1992); Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Mooca, SP; 51º Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes; 1º Salão de Natureza Morta, Associação Paulista de Belas Artes; 1ª Exposição de Artes Plásticas do Jornal da Zona Leste, SP (1993); Salão de Outono, Suzano Plaza Shopping; Espaço Cultural, Infraero, Guarulhos; Movimento Espiritualista Universal, Roma; (1998); Espaço Cultural da Universidade Cruzeiro do Sul, SP (1999); Mostra da Cultura Árabe, São Miguel Paulista; III e IV Semana do Artista, Espaço Cultural da Universidade Cruzeiro do Sul (2000 e 2001); III Salão da Primavera, Centro Cultural Aricanduva, SP; 1ª Exposição Brasil Folclore, Associação Paulista de Belas Artes, Shopping Norte, SP (2001); LX Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes (2002) e Mostra Itinerante, Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos; Espaço Cultural D'avó, Mogi das Cruzes; Mostra Nova Era Cultural, VI Salão de Artes Plásticas, Centro Cultural Aricanduva (2003).
Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento.
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