Em Ribeirão Preto, população apresenta sugestões ao Orçamento 2012




Medidas de combate a avanço no número de dependentes químicos e de casos de violência doméstica foram apontadas
A Câmara de Ribeirão Preto sediou nesta sexta-feira, 26/8, a quinta reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) realizada para debater o Orçamento estadual 2012. Sob a presidência do deputado Mauro Bragato (PSDB), a audiência pública teve ainda a presença dos deputados Welson Gasparini (PSDB), Donisete Braga e Simão Pedro, ambos do PT, e Olimpio Gomes (PDT).
Nicanor Lopes, presidente da Câmara de Ribeirão Preto, disse que a cidade tem fama de riqueza, mas convive com mazelas como a desigualdade social e habitações inadequadas. Referindo-se à pequena participação dos cidadãos, o vereador destacou que Ribeirão ainda não tem a cultura de a sociedade interagir com os Poderes Públicos, prática que ele pretende incentivar.
Para Simão Pedro, não devemos nos preocupar com ausências, mas reverenciar os que compareceram à audiência e ouvir suas sugestões com interesse, uma vez que sintetizam problemas que atingem a região e que requerem providências.
Gasparini disse que espera a apresentação de boas sugestões por parte da população de forma que a região obtenha bons resultados quanto ao Orçamento 2012. Olimpio Gomes defendeu a descentralização do Orçamento e ressaltou a importância da apresentação de sugestões de emendas sobre as principais necessidades de cada região.
Segundo Donisete Braga, 15 municípios da região de Ribeirão Preto, de um total de 25, responderam a questionamento encaminhado pela Frente de Enfrentamento ao Crack, coordenada por ele. "Em Ribeirão Preto, a droga mais consumida é o crack, segundo a pesquisa." O deputado tem acompanhado todas as reuniões sobre o Orçamento estadual, na busca de garantir recursos para programas de prevenção ao uso de drogas e de atendimento aos usuários.
Entidades do funcionalismo público do Estado estiveram representadas, como o Centro Paula Souza, a Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), a Associação dos Pesquisadores do Estado, Comissão Consultiva do Iamspe e Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. De uma forma geral, seus pleitos são: revalorização salarial, bem como de aposentadorias; mais verbas para atividades de pesquisa, e custeio do Iamspe e do Hospital do Servidor Público do Estado.
Teto verde e drogas
Moradora de um dos bairros mais antigos de Ribeirão Preto, a Vila Tibério, Doroteia Castigio, pediu incentivos para o que chamou de teto verde, um espaço sustentável para o lazer da terceira idade.
Funcionamento da Delegacia da Mulher 24 horas por dia e capacitação de seus funcionários para um atendimento mais humanizado foi o pedido da comerciante Paula Virgínia, que informou ser muito alto o número de casos de violência doméstica.
Sobre o alto consumo de drogas na cidade, alguns participantes sugeriram a instalação de mais clínicas de reabilitação para dependentes químicos e de política pública voltada ao combate ao consumo de drogas.
Municípios da região
Para o município de Monte Alto, foram pedidas soluções para o aterro sanitário e melhorias no conjunto habitacional da CDHU. De Batatais, o vereador Ricardo Correa sugeriu maior interação entre os legislativos estadual e municipais.
Já a vereadora Gisa Badan, de Santa Rosa do Viterbo, questionou se as demandas apresentadas em audiências anteriores foram atendidas. Bragato informou que houve importantes avanços e que boa parte das reivindicações foi contemplada. A vereadora pediu unidades do SAMU para cidades da região.
Ao final, Mauro Bragato afirmou que a missão da CFOP é sensibilizar o Executivo, no sentido de que as solicitações feitas nas audiências públicas sejam atendidas, pois "nós, da comissão, não temos a caneta para executar o Orçamento".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações