PEC prevê tratamento intensivo de dependentes químicos

O deputado estadual Marcos Martins (PT) protocolou na quarta-feira, 22/6, na semana que antecedeu o Dia Mundial de Combate às Drogas, 26/6, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 9/2011, de sua autoria, que dá nova redação ao artigo 230 da Constituição Estadual, que determina ao Estado garantir o funcionamento de unidades terapêuticas para recuperação de ursuários de drogas. A proposta do deputado acrescenta no artigo a permissão ao Estado de firmar convênios para a finalidade desse tratamento, com associações e fundações, devidamente cadastradas nos órgãos competentes, e assegura a internação, em período total ou parcial.
O objetivo do parlamentar é atender aos anseios da população que depende de unidades terapêuticas para oferecer internação aos familiares dependentes químicos, resguardando o direito de livre adesão. A ideia é avançar com as questões que envolvem o combate às drogas, caminhando em direção aos programas de saúde das gestões estadual e federal.
Em sua justificativa ao texto, o deputado argumenta que a integração entre as formas de tratamento é fundamental e que a internação é um dos mecanismos pelo qual é possível afastar o usuário da oferta das drogas. Além da colocação, Marcos Martins aponta que a recuperação do dependente químico envolve a família e a sociedade (tratamento, recuperação e reinserção social, apoiada técnica e financeiramente), mas que em ambas é notado o despreparo em relação ao assunto, principalmente quanto à questão financeira, já que a maioria das famílias não possuem recursos para oferecer aos entes um tratamento clínico adequado.
O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Saúde da Casa, recobrou que durante sabatina presidida por ele, em 7/6, o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, revelou que uma das principais propostas de sua gestão é o combate às drogas pautada na prevenção, através de parceria com a Secretaria da Educação. Cerri antecipou, ainda, a criação de unidades regionais para o atendimento aos dependentes químicos. Marcos Martins, que também recebeu na comissão o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Miranda Magalhães, em 21/6, disse que, na ocasião, o secretário elencou o combate às drogas como prioridade no planejamento do Ministério da Saúde e que uma das ações será a ampliação da rede e sua preparação para o recebimento do usuário em qualquer ponto, seja nas unidades básicas, no Samu, no pronto-socorro geral, no hospital psiquiátrico ou no Caps.
Para Marcos Martins, este é um assunto relevante diante às transformações sociais do Brasil. "É mais do que necessário que organizemos um arcabouço de ações para articularmos este enfrentamento. E esta luta não acontece em uma única frente. Nela precisam haver parcerias que contemplem a sociedade e possam oferecer apoio aos que necessitam", apontou.
Marcos Martins também lembrou que o uso das drogas tem tirado da sociedade número elevado de pessoas e que a cada dia novas drogas são disponibilizadas, como o crack e o oxi, que já tornaram dependentes mais de 600 mil pessoas no Brasil. "Existe o mercado da dependência e é contra ele que devemos lutar. A imprensa tem pautado cotidianamente o aparecimento de novas químicas, cujo tempo de indução ao vício é menor", alertou.
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações