A Expansão do Ensino Superior Federal e o PT

A assinatura do convênio nesta sexta-feira, 19/8, entre a prefeitura de Sorocaba e a Universidade Federal de São Carlos, para instalação de um campus em Sorocaba é uma vitória valorosa para a população, principalmente se considerarmos que, enquanto em outros municípios do porte de Sorocaba a porcentagem de alunos do ensino superior em universidades públicas é de 33%, na nossa cidade essa porcentagem cai para 3%.
Tivemos a oportunidade de participar do início das discussões acerca do projeto de um campus da Ufscar para Sorocaba em 2000, na Escola Rubens de Faria. E desde o início das discussões até a concretização do projeto hoje, pudemos testemunhar as enormes dificuldades enfrentadas pela deputada federal Iara Bernardi. O Projeto enfrentou, desde a resistência de alguns políticos que priorizam os interesses partidários em detrimento dos interesses sociais, até a oposição de órgãos ambientais à instalação do Campus na Fazenda Ipanema.
Mas não podemos nos esquecer de um fato muito importante para essa discussão. Em 2001, a decisão de priorizar o projeto de implantação de um campus da Unesp em Sorocaba se deveu ao fato de o Ministro da Educação do Governo Fernando Henrique Cardoso não disponibilizar recursos para o Projeto da Ufscar para Sorocaba.
Isso significa que, além do grande e elogiável empenho da deputada Iara Bernardi, a concretização desse projeto hoje só é possível porque o Governo Lula tem-se empenhado na expansão do Ensino Público Superior. Já estão previstos recursos no Orçamento Federal deste ano para a instalação de dez novos campi de Universidades Federais em sete estados do Brasil. Para São Paulo, estão contemplados os campi da Ufscar em Sorocaba e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos, além da criação da Universidade Federal do ABC.
Para concretizar esse projeto de expansão o Governo Lula também já abriu concurso público para 2.365 vagas de professores (365 somente para os novos campi), e deverá estar contratando mais 4 mil docentes até o meio do ano que vem. A meta do Governo Lula é criar, em quatro anos, 35 mil novas vagas para alunos nas Universidades Federais. Por tudo queremos parabenizar a população de Sorocaba e a deputada Iara Bernardi pela conquista e agradecer o Governo Lula por priorizar os interesses da nossa região e do nosso País.
*Hamilton Pereira, deputado estadual (PT-SP)
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações