Assembléia popular


03/01/2007 15:39

Compartilhar:

Luís Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssPop-Luiz Silveira (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssPop-Anderson Cruz (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Roberto Alves da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssPop-Jose Roberto Alves da Silva (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Direitos sociais, já!

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, afirmou que o ser humano se engaja para proibir o aprisionamento de passarinhos, mas tem encarcerado, cada vez mais, os próprios semelhantes. Para José Roberto, a falta de direitos sociais básicos, como emprego, educação e saúde, é o que mais tem levado as pessoas à delinqüência. Ele afirmou que se gasta muito para garantir o aprisionamento das pessoas ao invés de empregar recursos no atendimento das necessidades básicas dos cidadãos. Outra crítica de José Roberto foi direcionada à deputada Maria Lúcia Prandi, pois, segundo ele, ela "engavetou" o plano estadual de Educação. Ele reivindicou a participação dos cidadãos na elaboração desse projeto.

Um ano novo melhor

Representante da Ong Embu Guaçu em Ação, Merice Andrade de Quadros, afirmou que espera um 2007 melhor que 2006. Para Merice, o ano passado foi muito difícil para os pobres. Ela ressaltou que o desconforto que os ricos têm experimentado nos aeroportos é bem pequeno se comparado ao que os pobres enfrentam diariamente nos transportes públicos. Ela reivindicou ao novo secretário estadual dos Transportes a implementação da linha que interliga o metrô a Capão Redondo. Merice reclamou que os políticos só lembram de Embu Guaçu em época de eleição, pois, passado esse período, eles esquecem daquele município. Em relação ao enforcamento de Saddam Hussein, Merice disse que o presidente dos EUA, George Bush, merecia o mesmo tratamento. No entendimento dela, os EUA são responsáveis em grande parte pelas mazelas dos países subdesenvolvidos. Por fim, ela criticou o sistema educacional brasileiro, que favorece as elites, pois assim, segundo a oradora, "é mais fácil manipular os analfabetos".

Posse do governador

A posse do novo governador José Serra foi objeto de comentários de Rodolpho Barbosa, do Rotaract Club São Paulo, de Vila Formosa. Segundo ele, a democracia no Brasil está consolidada com as últimas eleições, e o governador Serra tem propostas positivas para o Estado. "Agora, precisamos cobrar dele uma política de empregabilidade, já que a educação e o emprego são as verdadeiras forças motrizes para o desenvolvimento do país". Ao concluir, Barbosa pediu à secretária de Educação a reestruturação de sua pasta para garantir a oportunidade de estudo para todos os jovens.

Passado limpo

Também Anderson Cruz, do Instituto Educa São Paulo, referiu-se à posse do novo governador de São Paulo. Segundo ele, "Serra foi presidente da UNE e é um político cujo passado não o condena. Diferentemente do atual presidente da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo, que trai o seu passado ao permitir a tramitação da proposta de aumento de 91% para os deputados". Outra questão abordada por ele foi o fisiologismo dos partidos políticos. "Michel Temer estava no palanque de Alckmin e, agora, apóia o governo Lula, em troca de cargos. Precisamos ter vergonha na cara", desabafou.

Saúde pública

"Nosso país precisa de uma reforma social que preze a saúde pública", opinou o professor Luís Silveira, do Movimento Brasil contra a Indústria da Doença. Segundo ele, com o aumento salarial e a permissão de hora extra para o pessoal da Saúde, concedidos pelo prefeito Gilberto Kassab, espera-se uma melhoria no atendimento em hospitais e postos de saúde. "Já que houve aumento, o atendimento tem que melhorar", ele asseverou, propondo ainda que os postos de saúde fiquem abertos nos finais de semana.

alesp