Secretário da Agricultura fala de ações e dificuldades

Câmbio desfavorável e de falta de infra-estrutura prejudicam exportação
27/06/2007 18:50

Compartilhar:

Deputados Barros Munhoz e Samuel Moreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Agricult  9594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário João Sampaio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sec Agri Joao Sampaio08.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Agricult  9596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Aloísio Vieira preside os trabalhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Agricult 9560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ações e dificuldades relativas à pasta estadual da Agricultura e Abastecimento foram o tema da participação do secretário João Sampaio na reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária, realizada nesta quarta-feira, 27/6, sob a presidência de Aloísio Vieira (PDT).

Sampaio falou sobre atividades da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, entre outros.

O secretário destacou o Programa Melhor Caminho, da Codasp, que completou dez anos e já recuperou cerca de cinco mil quilômetros de estradas paulistas. "Somente este ano já utilizamos 100% do orçamento do programa para a recuperação de vias na região oeste do Estado." A próxima etapa do Melhor Caminho vai abranger as regiões sudoeste e o Vale do Ribeira. O secretário tem a expectativa de recuperar 1.200 km por ano.

A Codeagro tem dado continuidade ao Programa do Leite e o banco Nossa Caixa está viabilizando aos pequenos produtores rurais créditos para implantar programas baseados em pesquisas da Embrapa.

O Estado tem como produtos de ponta na exportação o açúcar, o álcool, a laranja e a carne bovina. E é justamente no comércio externo que estão os gargalos da agricultura paulista: questão cambial e de infra-estrutura. "O apagão aéreo, por exemplo, fez com que os produtores de Holambra perdessem dois conteineres de flores", afirmou o secretário, lembrando que com a existência de focos de febre aftosa em outro Estado os produtores de carne bovina em São Paulo deixaram de ganhar US$ 1 bilhão.

Os deputados fizeram várias perguntas, inclusive a respeito do trabalho escravo em plantio e coleta de cana-de-açúcar e também na poda de eucaliptos.

alesp