CPI da Guerra Fiscal ouve presidente da AES Eletropaulo



O presidente da AES Eletropaulo, Eduardo José Bernini, compareceu nesta quarta-feira, 7/3, à CPI da Guerra Fiscal, em reunião presidida por Roberto Morais (PPS). Bernini respondeu a diversas perguntas, mas principalmente sobre a cobrança do ICMS nas contas de energia elétrica e o recolhimento do tributo pelas geradoras de energia.
Bernini explicou que a antiga Eletropaulo era uma concessionária de serviços e, quando comprada pela AES Eletropaulo, passou a ser uma distribuidora. Com isso quis dizer que a empresa, no que diz respeito à cobrança do tributo, não passa de simples agente arrecadador do ICMS.
Edmir Chedid (PFL) indagou sobre o cálculo do imposto em São Paulo, em relação aos outros Estados, e quis saber também se as geradoras de energia recolhem o imposto devido no Estado em que é feita a geração ou no Estado comprador da energia. Bernini afirmou não ser especialista em questões tributárias, mas assegurou que a alíquota no Estado de São Paulo é igual para todos os consumidores, ressalvando que famílias de baixa renda têm legalmente a isenção de ICMS. Entretanto, destacou ter conhecimento de que em outros Estados as contas mais altas recebem alíquota maior de ICMS.
Durante a reunião, Bernini exibiu exemplar da revista do Instituto Acende Brasil contendo artigo que trata da alta tributação da energia elétrica no Brasil. "Em relação a outros países, o consumidor brasileiro paga muito: 53% de imposto sobre os custos de energia", afirmou.
Sobre a geração, Bernini informou que o ICMS é recolhido no Estado em que há o consumo. Ele esclareceu, também, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que define a normatização, mas o modelo de recolhimento das alíquotas do ICMS é feito pelo Estado, conforme sua legislação. "Justamente esse modelo é que contribui para as altas alíquotas", disse Bernini.
O deputado Geraldo Lopes (PMDB) perguntou se existem métodos próprios de arrecadação em cada empresa de energia elétrica e se as normas são comuns a todas essas empresas. Ele ainda quis saber se há desconto para algum tipo de consumidor. Bernini respondeu que não há desconto, mas sim tipos diferentes de consumidor, como grandes consumidores e consumidores residenciais " nos quais se encaixam, por exemplo, os de baixa renda. "Existem diferentes alíquotas por natureza de atividade: rural, comercial e industrial."
Lopes perguntou ainda se a Comissão de Serviços Públicos de Energia no Estado de São Paulo fiscaliza a prestação de serviços da Eletropaulo e quem fica com o ônus das isenções. Bernini explicou que a empresa é fiscalizada pela CSPE e pela Aneel e que o ônus cabe à concessionária.
Estava previsto também para esta quarta-feira o depoimento de Wilson Ferreira Júnior, presidente das empresas Companhia Paulista de Força e Luz Piratininga, Companhia de Luz e Força Santa Cruz e Companhia de Força e Luz, mas ele não compareceu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações