Frente Parlamentar em apoio ao Empreendedorismo Social é lançada na Assembléia



Foi lançada, nesta quinta-feira, 18/10, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar em Apoio ao Empreendedorismo Social. A cerimônia contou com a presença do coordenador da Frente, deputado Antonio Carlos, do presidente da Casa, deputado Vaz de Lima, além dos deputados Barros Munhoz, Pedro Tobias, Mauro Bragato, João Caramez, Samuel Moreira e Marcos Zerbini, do PSDB, Adriano Diogo e Simão Pedro, do PT, Rita Passos, do PV, Dárcy Vera, do DEM, e Davi Zaia, do PPS. Participaram também diversos parceiros do empreendedorismo social, como Kimi Tsukamoto, da Ashoka, pioneira no trabalho do empreendedorismo social no Brasil; Sérgio Amoroso, fundador e presidente do Grupo Orsa; Leila Novak, do Instituto Curumim e Instituto Papel Solidário, e Gilberto de Palma, diretor do Instituto Ágora. A professora da Fundação Getúlio Vargas, Maria Nazaré Lins Barbosa, falou sobre aspectos legais do empreendedorismo social.
Para Antonio Carlos, todos os esforços têm de ser voltados para a criação de políticas públicas que contemplem o social. "Com o fortalecimento dos empreendedores sociais podemos sonhar juntos", declarou. Kimi Tsukamoto explicou que o empreendedorismo social vai muito além da assistência social; hoje é uma profissão. A Ashoka, da qual é diretora, foi fundada em 1980 pelo americano Bill Drayton e conta com uma rede de 1.800 empreendedores sociais em todo o mundo. No Brasil, são 275, promovendo um amplo impacto social por meio de diferentes focos de atuação.
Sérgio Amoroso, do Grupo Orsa que atua no ramo de celulose, disse que 1% do faturamento bruto da empresa é destinado a projetos sociais e apresentou alguns deles desenvolvidos em parceria com a sociedade civil e o poder público. A inclusão social com sustentabilidade foi o tema abordado por Leila Novak. O trabalho com as comunidades e o aproveitamento de suas potencialidades é o caminho, segundo ela, para a inclusão social com sustentabilidade.
Gilberto de Palma, do Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, declarou que é a primeira vez que uma Frente Parlamentar apóia o empreendedorismo social no Brasil e parabenizou a iniciativa por considerá-la fundamental para a mudança da imagem do legislativo.
Uma legislação adequada que venha ao encontro das necessidades do empreendedorismo social é importante para o seu fortalecimento, segundo Maria Nazaré. "É fundamental a interação entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada e, para tanto, de acordo com a professora da Fundação Getúlio Vargas, é preciso que haja simplificação de procedimentos e incentivo a doações, entre outras medidas legais", disse Maria Nazaré.
Foi apresentado, no final da cerimônia, trabalho desenvolvido pelo deputado Antonio Carlos em Caraguatatuba, quando prefeito do município. Luis Tavares, presidente da associação de moradores do bairro em que foram realizadas as obras, afirmou que a dedicação do prefeito mudou a vida dos moradores da região e disse considerar o deputado um verdadeiro empreendedor social.
O presidente Vaz de Lima cumprimentou o deputado Antonio Carlos pela iniciativa e destacou a importância das frentes parlamentares as quais julga serem um "excelente instrumento de trabalho". "Trago minha palavra de estímulo e meu testemunho pessoal de que é assim que a gente muda a sociedade", finalizou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações