Seminário busca promover igualdade racial por meio dos segmentos de turismo e beleza
.jpg)
.jpg)

Aconteceu nesta terça-feira, 26/5, o primeiro Seminário de Negócios de Beleza, Cultura e Turismo Brasil " África, uma iniciativa do deputado José Candido (PT).
A pauta de trabalho, além de outros temas, objetivou definir a realização de audiência pública que trate do assunto; discutir formas de inclusão de profissionais étnicos nos quadros de apresentações artísticas e nos materiais de promoção de feiras e eventos; apresentar a resolução do Ministério Público sobre a participação de 10% de negros em desfiles; discutir a elaboração de proposta de políticas públicas para o turismo cultural afro e o empreendedorismo no Estado de São Paulo; e buscar entendimento entre as empresas do setor de beleza e cosmetologia, a Secretaria de Turismo e entidades representativas da comunidade afro para viabilizar o acesso de um número maior de profissionais e consumidores aos eventos.
O deputado José Candido, coordenador do SOS Racismo na Assembleia e presidente da Comissão de Direitos Humanos, destacou que os negros, que representam mais de 50% da população, enfrentam muitas dificuldades que os impedem de avançar. Citou ainda fatores como a falta de autoestima e de oportunidades, causados pelo pouco acesso à educação. "Esta pauta de trabalho nos dará discernimento para fazermos uma política pública de entendimento. Precisamos conquistar o respeito que nos é devido", concluiu o deputado, que vê o turismo étnico como uma fonte de valorização à cultura negra, que permeia de forma intensa a diversificação da população brasileira.
Cosmetologia
Francisco Henrique Silvino, presidente da Associação Nacional de Turismo Afrobrasileiro (Antab), vê a cosmetologia como um dos nichos mais atrativos da economia e a diversidade étnica como um elemento importante dentro do segmento. Associando esta realidade à vocação de São Paulo para o turismo de negócios, Silvino sugeriu que "as empresas que organizam feiras de negócios destaquem a beleza brasileira".
Ampliando suas considerações, o presidente da Antab afirmou também que, através de roteiros turísticos que contemplem a cultura afrobrasileira, podem ser criadas referências culturais aos turistas que vierem às feiras de beleza, pois eles podem conhecer um pouco da cultura e da história do negro em São Paulo.
Silvino destacou que a cosmetologia voltada ao negro é um avanço, pois até recentemente os produtos de estética e beleza voltados a esse público eram importados. "Hoje há uma relação entre estes produtos e a área ambiental, uma vez que muitos deles usam ervas e outras matérias naturais na sua elaboração", ressaltou.
A Antab já promoveu 12 seminários em diversos Estados estudando a implantação do turismo étnico.
Gastronomia
Celso Santos, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), após destacar que três das vocações turísticas de São Paulo (negócios, compras e saúde) se relacionam perfeitamente com a cosmetologia, vê a atividade turística como integradora e mencionou a gastronomia como exemplo. "Não dá para imaginar a gastronomia brasileira sem a participação afro", afirmou Santos, lamentando que há uma grande carência de restaurantes afrobrasileiros.
Rota da Liberdade
Envolvida na produção de um mapa cultural afrobrasileiro, a Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Turismo, representada pela assessora de imprensa Bernardete Augusto, apresentou o projeto turístico Rota da Liberdade, desenvolvido no Vale do Paraíba, um importante foco de cultura negra que abrange também o litoral norte e a região da Serra da Mantiqueira. "Este projeto envolve várias manisfestações culturais como, por exemplo, o jongo e a congada", explicou.
O seminário teve a presença também da delegação angolana representante da Development Workshop que, segundo Luis Albino, veio buscar no Brasil a experiência de mecanismos participatórios; e de um grupo de nigerianos, trazidos por Otunba Adenuke Aderonmu, do Centro Cultural Africano.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações