Assembléia comemora 170 anos com lançamento de livro


DA REDAÇÃO
A cerimônia comemorativa dos 170 anos da Assembléia Legislativa reuniu o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o presidente da Casa, Sidney Beraldo, o presidente do Tribunal de Justiça, Luis Elias Tâmbara, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Claudio Alvarenga, além de ex- presidentes da Casa e de deputados em mandato.
O Coral "Programa Qualidade de Vida", da Secretaria de Estado da Educação apresentou duas músicas em homenagem aos paulistas. Samba do Arnesto, de Adoniran Barbosa, e Amanhecendo, de Billy Blanco, foram os temas escolhidos.
O governador Geraldo Alckmin recebeu o livro São Paulo: A Imperial Cidade e a Assembléia Legislativa Privincial, editado pela Divisão do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa, que demonstra a riqueza da documentação do Acervo e presta uma dupla homenagem, à cidade de São Paulo por seus 451 anos e ao Parlamento Paulista. Os convidados receberam "pins" e folders que permitem construir a maquete da Assembléia. Além disso, A Telefonica lança 50.000 unidades de cartões telefônicos alusivos ao aniversário da Casa.
Um vídeo institucional sobre os 170 anos da Legislativo Paulista, produzido pela TV Assembléia, foi exibido durante a cerimônia.
O deputado federal Walter Feldman representou o Conselho de Presidentes do Poder Legislativo, integrado por ex-presidentes. A criação do conselho foi formalizada por meio de Ato da Mesa Diretora. Feldman afirmou que o momento em que presidiu a Casa foi o mais rico de sua vida. "Aqui aprendi o poder da contradição, da profunda síntese política. A Assembléia é capaz de representar a população, aqui há caminhos legais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Espera que a ALESP continue sendo a condutora da democracia no Estado de São Paulo".
O presidente Sidney Beraldo, que citou o Iraque como exemplo de desejo democrático, afirmou em seu discurso que os 170 anos não são uma comemoração exclusiva da Instituição, e sim uma festa de comemoração da liberdade do povo e da democracia.
"Nos últimos anos o Brasil avançou muito no que diz respeito à democracia, mas ainda temos um grande desafio, utilizar a democracia como instrumento econômico e social".
Beraldo agradeceu a todos os funcionários da Casa e aos membros da atual mesa que "contribuíram para que a Assembléia chegasse até aqui".
Após o descerramento da placa e da interpretação do "Parabéns a você" pelo Coral "Programa Qualidade de Vida", uma chuva de bexigas coloridas encerrou a comemoração.
Dupla homenagem
Com o pomposo título de Imperial Cidade, a capital da Província de São Paulo abriga desde 1834 a sede do Legislativo. Criados a partir da Reforma à Constituição de 1824, o Ato Adicional de 1834, os legislativos provinciais acumulavam, naquela época, as competências para legislar sobre a polícia e a economia dos municípios. Fixação de despesas municipais e os impostos destinados às cidades, criação, supressão e nomeação para empregos municipais e respectivos ordenados eram também atribuições das assembléias. As chamadas Posturas municipais também precisavam passar por sua aprovação para vigorarem.
Por tudo isso, há razões de sobra para que a história da Assembléia Legislativa de São Paulo, que comemora neste 2 de fevereiro 170 anos, esteja intimamente vinculada à da cidade que a abrigou durante toda a sua existência. O livro São Paulo: A Imperial Cidade e a Assembléia Legislativa Provincial, produzido pela Divisão de Acervo Histórico da Assembléia, reflete as relações essenciais que ligam passado e presente do Legislativo e da capital paulistas.
A publicação demonstra a importante documentação que está sob custódia do Acervo Histórico da Assembléia. A preservação dessa rica memória permite abarcar a interação histórica entre os temas da cidade que virou metrópole e do legislativo provincial, hoje estadual.
Preservados estão documentos que dão conta dos problemas com os quais se ocuparam os legisladores do período do Império, muitos dos quais continuam a preocupar os nossos contemporâneos. O abastecimento de água potável, a iluminação pública, abastecimento de gêneros alimentícios, o trânsito da cidade, política de segurança, a ampliação do sistema penitenciário, construção de hospitais, as políticas de educação e saúde e as variadas demandas dos cidadãos são alguns dos temas abordados pelo livro.
A leitura de seus quinze capítulos é uma deleitosa viagem pela vida cotidiana e uma redescoberta da vocação urbana daquela São Paulo imperial. A publicação é uma dupla homenagem. Remete ao passado desta jovem metrópole, que comemorou no ano passado seus 450 anos, e comemora a maturidade desta Casa de Leis, em seu 170º aniversário.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações