CPI da Eletropaulo rejeita requerimentos para investigar Alstom
ZE.jpg)
Requerimentos apresentados por deputados da bancada do PT com o objetivo de debater na Assembléia Legislativa as denúncias de corrupção envolvendo a empresa francesa Alstom dominaram os debates da reunião desta terça-feira, 3/6, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no processo de venda do controle acionário da Eletropaulo Metropolitana.
A Alstom está sob investigação na França e na Suíça por suspeitas de ter pago propina para ganhar contratos em vários países. No Brasil, a Polícia Federal e o Ministério Público apuram negócios da empresa com o Metrô de São Paulo, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), a Eletropaulo, a Sabesp (a companhia estadual de água e saneamento) e a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).
A discussão motivou a presença na CPI de grande número de parlamentares da base de sustentação do governo e da oposição. Com maioria de membros na comissão, os governistas conseguiram rejeitar os sete requerimentos colocados em votação, sendo que os seis restantes receberam pedido de vistas.
Divergências
Os deputados divergiram sobre a competência, ou não, da CPI para debater as questões envolvendo a Alstom. O relator da comissão, deputado João Caramez (PSDB), lembrou que restam 28 dias para a conclusão dos trabalhos e manifestou entendimento de que o assunto foge do objeto estabelecido no ato da presidência da Assembléia que instalou a CPI. Já para o presidente da comissão, Antonio Mentor (PT), o escopo está estabelecido no requerimento assinado por 32 deputados e que dá sustentação ao ato do presidente. "O requerimento prevê que a CPI investigue também a administração temerária da empresa de energia, o que inclui os contratos com a Alstom", afirmou Mentor.
Enio Tatto (PT) disse estranhar a posição dos deputados da base de sustentação do governo, na medida que tanto o ex-governador Alckmin, como o atual chefe do Executivo, José Serra, têm declarado à imprensa que querem a investigação dessas denúncias. E acrescentou que a Assembléia Legislativa não pode ficar à margem da investigação sobre a Alstom, assunto que mobiliza todo o país.
O deputado Jonas Donizette (PSB) reiterou a necessidade de investigar as denúncias, mas considerou que a inclusão do assunto na pauta da CPI prejudicará o ritmo do trabalho até agora desenvolvido, além disso, lamentou o fato de não ter sido comunicado da existência dos requerimentos. "Tomei conhecimento apenas pela imprensa", disse Donizette.
A reunião teve momentos polêmicos, protagonizados pelo deputado Rui Falcão (PT), que afirmou que a Assembléia está se tornando um "cemitério de CPIs" e pelo líder do governo, Barros Munhoz (PSDB), segundo o qual as CPIs não resolvem os problemas e que o Tribunal de Contas já tem o papel de auditar contratos e contas e submeter à Assembléia seus pareceres.
Participando intensamente dos debates, José Augusto (PSDB) acusou a bancada do PT de trazer o assunto à CPI para ganhar repercussão nos meios de comunicação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações