Volta da sociologia ao currículo do ensino médio
O deputado Mauro Bragato (PSDB) compareceu nesta terça-feira, 8/4, à cerimônia de assinatura de uma carta-compromisso entre a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, e entidades representativas do professorado. O documento prevê a garantia do ensino de sociologia para uma das turmas do ensino médio das escolas estaduais a partir do ano que vem. Bragato comemorou a reunião como um momento histórico em que se juntaram todos os interessados: professores, entidades classistas e a secretária Maria Helena, representando o governo José Serra.
O anúncio é resultado de várias ações que Mauro Bragato, que também é sociólogo, vem tendo junto à secretaria e, especialmente, com a secretária Maria Helena. Em janeiro, por exemplo, ele pediu à secretária que reavaliasse a Resolução 92/2007 que, praticamente, extinguia o ensino da sociologia como disciplina do ensino médio. Maria Helena se comprometeu a rediscutir a questão e, agora, anuncia a volta da matéria à grade curricular.
Para auxiliar na implantação da novidade na rede estadual, a secretaria irá criar um setor exclusivo para cuidar de sociologia na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp). Segundo Bragato, a Secretaria da Educação também se comprometeu a realizar um concurso público para provimento de cargo de professor de sociologia. Ele acredita que o ensino de sociologia é muito importante para a formação do aluno adolescente. "Conhecer sociologia é um instrumento que auxilia no exercício da cidadania", afirmou.
mbragato@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações