Paulo Solaris brinca com o espaço como sobre um instrumento musical



Desde sempre apaixonado incontestável da máquina e de seus movimentos, o escultor e pintor Paulo Solaris transmite, nas esculturas que cria, maior amplitude em suas formas espaciais. Estilizadas ao excesso elas transmitem efeitos que denotam um sentido estético apurado. São formas fluidas e delicadas que demonstram força e sensibilidade na concepção dos volumes. Embora sua deformação seja expressionista, o rigor do design segue uma concepção dinâmica.
Devotado cultor da memória de Ayrton Senna, a quem dedica afetuosa e carinhosa homenagem através de suas criações, o escultor possui o sentido do toque e o do espaço além de uma compreensão inteligente da estrutura e da forma.
Seus volumes são lisos e em estado de tensão, uma tensão simples mas ao mesmo tempo sensual e artificial. Essa sensualidade é também refinada e elegante. Na maioria de suas esculturas, subindo a partir da base, as diferentes direções dos plenos são harmonizadas com um infalível sentido intuitivo da proporção, onde cada curva, cada sinuosidade se soluciona no movimento seguinte.
Os plenos e os vazios, superpostos ou justapostos, formam imagens no espaço sem criar qualquer ilusão de volume físico. Tudo é formulado concreta e claramente. Por detrás de suas estruturas encontra-se um sentido rítmico e harmonioso do espaço.
Com grande diversificação explora em suas obras o problema do volume reduzido ao extremo e o da linha no espaço, problema que os construtivistas do inicio do século XX transferiram, a seu modo, ao domínio da abstração absoluta.
A exemplo de Archipenko e Lipchitz, dois grandes mestres do século passado, Paulo Solaris adota um estilo semifigurativo. Na escultura "Guardião de um Legado", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista parece brincar com o espaço como sobre um instrumento musical. Suas curvas exprimem um movimento e revelam uma paixão lírica envolvente.
O artista
Paulo Solaris nasceu em São Paulo, em 1952. Já aos 5 anos de idade, levado por seu pai, esteve pela primeira vez no autódromo de Interlagos assistindo a uma corrida de automóveis. Desde pequeno, teve como fonte de inspiração para seus desenhos os carros e os aviões, sua outra grande paixão. Para o artista, o que importa não é o fato esportivo, mas, sim, a plástica deste esporte, as formas, as cores e movimentos, o porquê de o homem correr.
Participou de inúmeras exposições coletivas e salões de arte, entre eles: Salão de Artes Embraer, São José dos Campos, SP (1982); Secretaria do Estado da Cultura, São Paulo, SP; Oficina Cultural da Água Fria Jacob Schick, São Paulo, SP; 5ª Conferência Internacional de Metafísica, São Paulo, SP; Espaço Cultural Merchandise, São Paulo, SP; Instituto Alberto Mesquita de Camargo, São Paulo, SP; Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1992), São Paulo, SP; Holiday Inn Hotel, Hollywood, USA; Espaço Cultural Anton Philips, São Paulo, SP; Hilton Airport Hotel, Miami, USA (1996); Arte Shopping Barretos, São Paulo, SP; Brazilian Art Show, Washington, USA (1997); Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP (1999); Salão Tannenwald, Nova Petrópolis, RS; Universidade de Itajaí, Vale do Itajaí, SC; Casa de Cultura de Camboriú, SC (2000); Ford of Coral Gable, Miami, USA (2002); Galeria Kanvas no Hotel Hilton, São Paulo, SP, SP (2004).
Entre as mostras individuais que realizou, destacam-se: Hotel Transamérica, São Paulo, SP (1993/1998); Amaam, Amigos do Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP; 1ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição, Americana, SP (1994); Hotel Transamérica, São Paulo, SP; 2ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição; Feira Educart, Parque Anhembi, São Paulo, SP (1995); 4ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição, Americana, SP; ABN-Amro Bank, São Paulo, SP; Autódromo de Interlagos, São Paulo, SP; Clube Espéria, São Paulo, SP; Hotel Sofitel, São Paulo, SP; Honda Motors do Brasil, São Paulo, SP (1998); Shopping Morumbi, São Paulo, SP; Varig Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, SP; Shopping Eldorado, São Paulo, SP; Hospital Albert Einstein, São Paulo, SP (2001); II Estoril Historic Festival, Estoril, Portugal (2003); Shopping Iguatemi, Caxias do Sul, RS; Hotel Meliá, São Paulo, SP (2004).
Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais, como o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações