Incra busca solução para fazenda no Vale do Ribeira

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apontará até o dia 31 de janeiro de 2006 o caminho para solucionar o problema que se arrasta há 20 anos e que envolve a Fazenda Vista Grande, município de Miracatu, no Vale do Ribeira, onde vivem 250 famílias de posseiros. A fazenda, com aproximadamente três mil hectares, foi desapropriada em 9 de janeiro de 1986 para fins de reforma agrária pelo então presidente José Sarney. Herdeiros da propriedade, no entanto, contestaram na Justiça o decreto de desapropriação, impedindo que os posseiros recebessem o título das terras onde moram e trabalham, alguns há mais de 40 anos.
O compromisso de solução foi assumido por Guilherme Cyrino Carvalho, superintendente substituto do Incra no Estado de São Paulo, e por Sinésio Sapucahy, chefe da Divisão Técnica do órgão, em reunião realizada quarta-feira, 14/12, na 1ª Secretaria da Assembléia Legislativa e que contou com a presença de autoridades de Miracatu e posseiros da Fazenda Vista Grande. "Até o dia 31 de janeiro próximo, o Incra retoma o processo de desapropriação que está arquivado ou abre novo procedimento para dar estabilidade a todas as famílias que lá residem", afirmou Sinésio Sapucahy.
Para o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), que marcou a reunião em seu gabinete de trabalho, finalmente poderá haver uma solução definitiva para a Fazenda Vista Grande. "O pessoal que trabalha no Incra hoje tem compromisso com a reforma agrária. Mais do que um possível caminho, os posseiros têm a palavra do Incra de que haverá uma solução. Até que enfim vocês recebem uma boa notícia", afiançou o deputado.
Entre as vantagens que os posseiros terão com a titularidade das terras estão o acesso aos créditos da reforma agrária, facilidades na formação de cooperativas e a tranqüilidade de que não serão expulsos. A ameaça de expulsão, aliás, é o que mais preocupa as famílias da fazenda, de acordo com Jaci Mendes da Silva, morador do local desde 1975 e um dos líderes dos posseiros. Ele lembra que no final de 2003 a fazenda foi colocada à venda. "Denunciamos quem tentou vender a área, a Câmara de Miracatu abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e enviou relatório ao Ministério Público do Estado", revelou.
José Crisóstomo Sobrinho, outro líder e que mora na Fazenda desde 1964, conta que em 1975 um juiz concedeu liminar para despejar 32 famílias, entre as quais a sua. "A repressão sobre nós na época foi muito forte", relembra. Outro episódio desgastante aconteceu em abril de 2004, quando as famílias foram informadas de que a área seria leiloada pela Nossa Caixa porque um dos supostos herdeiros fez um empréstimo, deu a fazenda como garantia e não pagou. "Arrecadamos o dinheiro e pagamos ao banco", contou.
O prefeito de Miracatu, Miyoji Kayo (PSDB), presente à reunião, disse que estava vendo a solução se aproximar e que a prefeitura está à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance. "No que a prefeitura puder ajudar ela estará à disposição como sempre esteve desde que assumi o mandato pela segunda vez no começo deste ano", disse ele, lembrando que há 12 anos administrou o município. Junto com o prefeito estiveram o presidente da Câmara Municipal de Miracatu, vereador José Luiz Zezeco da Silva (PDT), e a vereadora Marli Paixão (PSDB), moradora na Fazenda Vista Grande.
fausto@faustofigueira.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações