Debate discute utilização dos recursos múltiplos do rio Tietê

A preocupação com o meio ambiente e o aproveitamento dos recursos múltiplos do rio Tietê foram a tônica da reunião entre a Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH) e a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração (FPAM) realizada na manhã de quinta-feira, 10/4, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
O evento, coordenado pelo deputado João Caramez (PSDB), contou com a palestra do diretor de Gestão e Meio Ambiente e Créditos de Carbono da AES Brasil, Demóstenes Barbosa da Silva, que apresentou as ações desenvolvidas pela empresa e suas interfaces com a preservação ambiental, a navegabilidade do rio Tietê e a extração de minérios em áreas dos reservatórios sob concessão da AES Tietê.
Após a palestra, Caramez abriu o debate e os presentes puderam questionar o diretor da empresa sobre as dificuldades enfrentadas pelos empresários na extração mineraria no Tietê. Segundo eles, a interpretação da legislação federal pelo departamento jurídico da AES é diferente dos extrativistas e isso dificulta o entendimento das partes e o conseqüente desenvolvimento do setor.
Após o debate, os integrantes concluíram que a busca por uma solução do problema deverá passar pelo aprofundamento da discussão entre todos os envolvidos e por isso foi formada uma comissão com os coordenadores das duas frentes parlamentares, com representantes dos extrativistas, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) " da qual o diretor da AES é um dos coordenadores.
"É fundamental ressaltarmos que nosso empenho é pela busca de alternativas que promovam o desenvolvimento da mineração de maneira sustentável. Por isso, essa comissão é importante porque vai definir ações conjuntas, com a participação de todos os segmentos envolvidos", afirmou Caramez.
Para Oswaldo Rosseto, do Departamento Hidroviário, a extração de areia do leito do Tietê é muito positiva, tanto para o desenvolvimento da hidrovia como do setor de mineração. "Além do desassoreamento que contribui para o meio ambiente, a retirada de sedimentos do rio possibilita o aumento do calado (distância entre a linha da água e a porção mais baixa do barco) e, por conseqüência, a capacidade de navegação do rio", explicou.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações