Reabertos os trabalhos da Assembleia


Mensagem do governador é lida
Nesta segunda-feira, 1º/2, realizou-se a sessão inaugural de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura da Assembleia Legislativa, nos termos da Constituição estadual. O presidente Barros Munhoz abriu os trabalhos e saudou as autoridades presentes: o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, representado do governador José Serra; representando o presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Carlos Viana Santos, o desembargador William Roberto de Campos; Fernando Grella, procurador-geral da Justiça; conselheiro Fúlvio Biazzi, presidente do Tribunal de Contas; Jayme Gimenez, subsecretário de Assuntos Parlamentares da Casa Civil; José Vicente Guariba, representando o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; Carlos Alberto Estrascine, assessor especial do secretário de Segurança Pública; José Leal, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; e José Oliveira Justino, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
O chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, fez a entrega da mensagem anual sobre as atividades do Executivo em 2009. Por determinação do presidente, o 1º secretário da Mesa, deputado Carlinhos Almeida, fez a leitura do texto, que dá conta das ações, programas e iniciativas do governo estadual, principalmente para enfrentar a crise econômica mundial que eclodiu em fins de 2008, como reduções de alíquotas do ICMS. Foi destacado ainda o aumento das despesas sociais.
Presidente avalia os trabalhos da Casa
Antes de dar por encerrada a sessão inaugural, o presidente Barros Munhoz parabenizou a Mesa Diretora anterior, que era composta por Vaz de Lima, presidente; Donisete Braga (PT), 1º secretário; e Edmir Chedid (DEM), 2º secretário, cujo trabalho foi encerrado em 15/3, com a eleição da nova Mesa Diretora, composta por Barros Munhoz, Carlinhos Almeida (PT) e Aldo Demarchi (DEM), respectivamente 1º e 2º secretários.
Para o presidente, o melhor indicador do trabalho legislativo é a eficiência dos projetos aprovados pelo Plenário, que são amplamente discutidos e analisados pelos parlamentares. Enfatizando o respeito à pluralidade partidária, Barros Munhoz disse, ainda, que o Legislativo não discute e analisa apenas projetos de lei de autoria de deputados, mas também do Executivo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Justiça.
Conforme ele, de março a dezembro do ano passado, a Assembleia apreciou 54 projetos de lei do Executivo; 98 projetos de autoria de deputados, de CPIs, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Foram votados ainda oito projetos de lei complementar, seis propostas de emenda constitucional; cinco projetos de resolução e 1.468 projetos de decreto legislativo.
Mencionando as seis CPIs instaladas, das quais quatro ainda estão em funcionamento, e realização de 104 audiências públicas, o presidente ratificou que tudo isso foi possível graças ao entendimento entre as lideranças partidárias, "que sempre prezam pelo bom funcionamento desta Casa".
Dando por encerrada a sessão inaugural, o presidente convocou os parlamentares para a sessão ordinária de terça-feira, 2/2, com a Ordem do Dia remanescente da sessão do dia 15/12.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações