Solene homenageia 174 anos da polícia militar


09/12/2005 16:24

Compartilhar:

Coronel Celso Carlos de Camargo, deputado Edson Ferrarini e coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol pm mesa366marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solene em homenagem aos 174 anos da polícia militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol PM365marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A constante modernização da Polícia Militar do Estado, inserida num contexto social dinâmico, foi ressaltada por seus representantes na sessão solene realizada nesta sexta-feira, 9/12, no plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira da Assembléia Legislativa, para comemorar os 174 anos da insituição.

O deputado Edson Ferrarini (PTB), que solicitou a realização da homenagem no Parlamento paulista, afirmou que a Polícia Militar do Estado é modelo para outros países. Segundo ele, em São Paulo não existem áreas de exclusão, como em outros estados, às quais a polícia não tem acesso. Lamentou, contudo, o descompasso entre as ações da Polícia Militar e do Poder Judiciário no Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges, lembrou que cem mil profissionais da instituição estavam sendo homenageados na sessão solene. Entre todos os setores do policiamento no Estado, destacou o trabalho dos policiais urbanos, que chamou de "heróis do quotidiano", por atendenrem chamados da população nas ruas, principalmente nas grandes cidades.

"A sociedade evolui, a criminalidade também", declarou o coronel Borges, ao explicar que é importante que a Polícia Militar acompanhe este processo, tanto na aquisição de equipamentos, na formação de seus profissionais, sem descuidar da legislação que regula a corporação.

Representando o governador Geraldo Alchmin, o coronel Celso Carlos de Camargo, chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil do Estado, destacou a atuação da Polícia Militar entre os trabalhos prestados à população paulista. Ele afirmou que a Polícia Militar do Estado é referência para órgãos de segurança de países que buscam a tecnologia usada pela instituição.

Ao estender a homenagem aos fundadores da Polícia Militar e aos policiais da reserva, o deputado coronel Ubiratan Guimarães (PTB) alertou para a importância do constante aparelhamento da corporação, que tem forte compromisso com a população de todo o Estado. Ele se reportou a importantes trabalhos que a Polícia Militar tem desempenhado, como coibir e bloquear o roubo de veículos.

Também o deputado Conte Lopes (PTB) ressaltou sua experiência como policial militar, a atuação nas rondas ostensivas, destacando o dinamismo da Polícia Militar, que tem se adaptado às constantes mudanças da sociedade paulista, com diversidade de ocorrências.

Além de oficiais e policiais da corporação, compareceram à sessão solene militares representantes das Forças Armadas. Também esteve presente o coronel Ademir Aparecido Ramos, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa.

alesp