Exposição apresenta discursos e imagens de parlamentares paulistas de 1955




Aumento dos vencimentos do funcionalismo público, precariedade financeira do estado, pedidos de construção de estradas, providências para retirar camelôs do centro da cidade, falsificações e adulteração de produtos são assuntos recorrentes tratados na tribuna do parlamento estadual. Se lançarmos um olhar a cinqüenta atrás, podemos estranhar os trajes, os modelos de óculos, de gravatas ou de cortes de cabelo. Porém, observamos, também, discursos e intervenções sobre temas que bastante familiares aos nossos contemporâneos.
Essa sensação pode ser experimentada na exposição "Na tribuna, ao microfone...há 50 anos", composta por fotografias e discursos de parlamentares paulistas de 1955. Organizada pela Divisão do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa, a mostra está instalada no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz (Salão dos Espelhos), que ladeia o plenário principal, Juscelino Kubitschek.
A exposição, que permanecerá instalada até setembro, reúne imagens de deputados e cerca de 25 discursos, selecionados para representar temas que há 50 anos estavam na ordem do dia. Todos eles proferidos na tribuna da Assembléia Legislativa.
O visitante da exposição poderá conhecer o discurso do deputado Gabriel Nogueria de Quadros, do Partido Trabalhista Nacional(PTN), no qual pede a interdição de um refrigerante de marca famosa, alegando fraude, falsificação e desrespeito a regras que afetavam os produtos químico-farmacêuticos. O discurso é uma interessante amostra de formas e estilos comuns na época. Leia abaixo o trecho destacado pelos organizadores da exposição.
Nem coca nem cola
"Venho tratar hoje da "Coca-Cola", pretenso refrigerante de largo consumo público que deveria ser interditado a rigor, porque, por paradoxal e absurdo que pareça, não contém nem coca nem cola, e sim ingredientes que não são inócuos ao nosso estado hígido.
A Coca-Cola contém uma série de ingredientes e é integrada por sumidades vegetais, como sejam o pericarpo da laranja, cana alcaçuz e uma infusão de certa erva paraguaia que chama Caa-Che " Stevia Rebandiana, que contém um princípio dulce-dulcíssimo, determinando nas papilas linguais uma agradável sensação adocicada símile de sacarina, além de ácido fosfórico e cafeína em dosagens apreciáveis.
Como se trata de um produto artificial contendo ingredientes químico-farmac~euticos de exclusiva prescrição médica (ácido fosfórico e cafeína "in natura") deve ser obrigatoriamente declarada a sua posologia, ou seja, a sua dosagem nos rótulos do invólucro dos frascos." (Discurso proferido pelo deputado Gabriel Nogueira de Quadros " PTN, em 21 de março de 1955)
Acervo reúne 91 mil imagens
As fotos selecionadas para a exposição fazem parte de um legado de 91 mil imagens que a Divisão de Acervo Histórico da Assembléia passou a custodiar em 1996. Este imenso conjunto abrange o período que vai de 1953, quando foi criado o serviço de fotografia do Legislativo Paulista, a 1992. São imagens das atividades parlamentares, dos visitantes nacionais e estrangeiros e de eventos ocorridos na e a partir da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo naquele período. Os negativos, com recursos disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foram digitalizados e estão disponíveis para consulta nos terminais do Acervo Histórico.
A fim de dar mostras da riqueza documental deste acervo sobre a história política do Brasil, a Divisão de Acervo Histórico tem realizado pequenas exposições fotográficas no Salão Nobre Deputado "Waldemar Lopes Ferraz", que posteriormente são colocadas à disposição, virtualmente, no portal da ALESP.
"Na tribuna, ao microfone...há 50 anos" é a atual exposição feita pela Divisão de Acervo Histórico, sob curadoria de seu pesquisador Alvaro Weissheimer Carneiro. Nela estão expostas 24 imagens retratando deputados, em ação de discurso, na tribuna ou no microfone de apartes, e que são complementadas por textos de discursos, todos do ano de 1955.
Esta exposição, afirma Carneiro, mostra um pouco da história do Legislativo paulista por meio dos pronunciamentos de seus parlamentares. "Ali estão o momento político, os problemas sociais, a cobrança oposicionista, o questionamento das políticas publicas, em pronunciamentos sobre problemas sociais e políticos, que mantêm uma instigante atualidade."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações