Comissão de Acompanhamento da Reforma Tributária realiza último debate
DA REDAÇÃO
Posições favoráveis e contrárias ao projeto de reforma tributária do governo federal marcaram o terceiro e último debate promovido pela Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Tributária da Assembléia Legislativa. O tributarista Ives Gandra Martins, o diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Sprovieri Rodrigues, o secretário-geral da CGT, Canindé Pegado e o jornalista do jornal Valor Econômico, Ribamar Oliveira, discutiram pontos polêmicos da proposta, na manhã desta quinta-feira, 5/6, no auditório Teotônio Vilela.
As divergências giraram em torno de dois principais pontos: a progressividade nos tributos e a partilha dos tributos entre os entes federativos.
"Todo este capítulo está na contramão da história", opinou Ives Gandra, referindo-se à progressividade contida no imposto sobre operações imobiliárias, heranças e fortunas, além da alíquota de 35% do imposto de renda. Segundo ele, o conceito de progressividade está em decadência em todo o mundo, porque desestimula investimentos e poupança. Em contraposição, para Canindé Pegado a progressividade é a melhor forma de fazer justiça fiscal, desonerando o cidadão comum, que paga proporcionalmente mais nos bens de consumo. Segundo ele, quem ganha salário mínimo paga 26% de imposto nos bens de consumo, enquanto quem ganha trinta salários, paga 7%. A progressividade seria a forma de equilibrar esta injustiça.
Saque
Houve convergência quanto às modificações no ICMS: eliminação de incentivos fiscais, máximo de cinco alíquotas e legislação que não possa ser flexibilizada pelos estados. Contudo, ressalvou Ives Gandra, se em lei complementar for adotado o regime de arrecadação exclusiva no destino, os estados mais ricos seriam prejudicados; "São Paulo sofreria um verdadeiro saque", comentou. "Os estados mais ricos têm sim que dar contribuição aos mais pobres", argumentou Pegado, defendendo em princípio a cobrança no destino como forma de exercer o sistema federativo.
Na visão de Marco Aurélio Rodrigues é necessário que haja uma verdadeira reforma do Estado paralelamente à tributária. "Qual a contraprestação de serviços que o governo apresenta à sociedade?", perguntou, lembrando que as atividades que mais crescem atualmente na economia privada são aquelas inerentes ao Estado, como segurança, educação e saúde privadas, resultando no pagamento em dobro dos impostos.
A preocupação com a reforma tributária não é nova e sempre baseou-se em dois princípios básicos: manutenção da carga tributária e da partilha entre União, estados e municípios, demonstrou Ribamar Oliveira. Segundo ele, nos últimos anos estes dois pressupostos não foram respeitados, uma vez que houve elevação brutal da carga tributária e a União avançou nos tributos. "Ainda assim, o princípio de que a carga tributária não pode cair, permanece", criticou. Na opinião do jornalista, a proposta do governo traz uma novidade: a preocupação com a justiça tributária, que se concretiza por meio do princípio da progressividade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações