Parlamentar mantém luta por universidade pública na zona sul de São Paulo


13/06/2007 11:36

Compartilhar:

O deputado Carlos Giannazi continua sua luta pela imediata construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na região de Santo Amaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIANNAZI UNIVERSIDADE PUBLICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) continua sua luta pela imediata construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O local onde o novo campus será construído já está garantido junto à Prefeitura Municipal de São Paulo. Quando ainda era vereador, o deputado conquistou da prefeitura a concessão de um terreno municipal, ao lado do terminal de ônibus Santo Amaro.

O parlamentar, em encontro no último dia 24 com o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, solicitou a concessão de uma área ociosa da CPTM que circunda o espaço cedido para a Unifesp, a fim de que seja viabilizado o acesso dos usuários ao terreno da futura instituição de ensino superior. Posteriormente, Giannazi e o assessor do seu gabinete, professor Toninho, estiveram em audiência no dia 6/6 com o presidente da CPTM, para reivindicar oficialmente a transferência da área para a Universidade Federal.

A luta de Carlos Giannazi pela implantação do campus da Unifesp em Santo Amaro vem de longa data, desde os tempos em que o deputado atuava como professor e diretor de escola pública. Giannazi atuou e coordenou o Movimento pela Universidade Pública gratuita na Zona Sul, discutindo com alunos do ensino médio a importância desse campus na região e convencendo as autoridades da necessidade da ampliação da oferta do ensino público universitário.

Como vereador, em dois mandatos, Giannazi continuou a luta e a demanda pelo campus na Zona Zul. Nessa época, conquistou duas vitórias: a aprovação pelo Conselho Universitário da Unifesp da criação do campus na zona sul, referendando essa atitude com uma parceria com a EMEF Miguel Vieira Ferreira, na Cidade Dutra, oferecendo um curso de extensão universitária, já em sua quinta edição, e a concessão, por lei aprovada na Câmara Municipal de São Paulo, do terreno público ocioso próximo ao Terminal de Ônibus de Santo Amaro.

"As coisas não acontecem do dia para a noite, tampouco caem do céu. O campus da Unifesp da Zona Sul será resultado de muita luta do mandato e da organização da população", disse o deputado.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp