Museu de Arte: Carlos Herglotz


Carlos Herglotz: um olhar livre que capta e reproduz cenas do folclore paulista
Embora muitos críticos de arte e enciclopédias coloquem tudo numa mesma definição, a arte naïf, à diferença da arte popular, da primitiva e da chamada "art brut", tem como principal característica a ingenuidade e a originalidade que pode ser expressa, inclusive, por pessoas letradas.
Apaixonado pela natureza que retrata com uma realidade simples e o identifica à vida quotidiana de uma região rica de folclore como o Vale do Paraíba, Carlos Herglotz percorreu um caminho que é rico de experiências, de novas exigências ditadas pela insatisfação e pelo desejo de não se fixar sobre um único gênero, mas experimentar novas linhas estilísticas.
Através de um processo interior, a figura humana, a paisagem e as festas folclóricas foram simplificando-se, sendo visível nas recentes composições uma pintura de um cromatismo onde o azul predomina, e um crescer de interesse pelos habitantes do campo envolvidos por uma religiosidade histórica e pelo mundo em que vivem.
Não há dúvida que a razão de suas obras é o tema nelas representado. Sobre suas telas pinta elementos muitas vezes desligados de seu contexto no espaço. São elementos que flutuam e reproduzem cenas captadas por um olhar livre de uma formação acadêmica artística, naturalmente distante de qualquer pressão cultural.
A obra Esplendor paulista no sítio, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete que Carlos Herglotz, após diversas pesquisas, encontrou o estilo que lhe é congenial, comprovando, assim, poder dar à própria criação um caráter pessoal, espontâneo e sugestivo.
O Artista
Carlos Herglotz, pseudônimo artístico de Carlos Alberto de Moraes, nasceu em Taubaté em 1959. Inicialmente autodidata, frequentou a Escola Panamericana de Artes em São Paulo e o atelier da professora Albana Abireched. Instalou ateliers em São Paulo, Taubaté e Ubatuba.
Participou de inúmeras exposições, entre elas: "Fibras e Texturas", Biblioteca Pública de Curitiba, PR; 4º Salão de Artesanato, BADEP, Curitiba, PR; "Artesanato em Fibras", Bosque dos Príncipes, Joinville, SC; Salão de Artesanato de Inverno, Gramado, RS (1980); "Natal Brasileiro", Museu de Arte Sacra de São Paulo, SP (1988); "Presépio Artesanal", Igreja do Pilar, Taubaté, SP (1990); Mostra de Arquitetura e Decoração, Taubaté, SP (1997); III Expo de Decoração do Center Norte, São Paulo, SP; "Luminária", Galeria Vertente, Campos do Jordão, SP (1998); Salão do Artesanato Mineiro, Belo Horizonte, MG (2002); Salão Ararense de Artes Plásticas, Araras, SP (2005); "Futebol Alegria do Povo", Memorial da América Latina, São Paulo, SP; Museu Casa de Portinari, Brodósqui, SP; Tupã, SP (2006); Clube Náutico de Ubatuba, SP; Museu de Arte de Ribeirão Preto, SP; V Salão de Belas Artes de Ubatuba, SP; Festival de Inverno de Campos do Jordão, Hotel Frontenac, Campos do Jordão, SP (2007); IV Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Taubaté, SP; Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi, MAPA, Assis, SP; I Mostra de Arte Naïf do Vale do Paraíba, Museu Histórico, Taubaté, SP; Galeria Helena Calil, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos, SP (2008); II Mostra de Arte Naïf do Vale do Paraíba, Centro Cultural, Taubaté, SP; VII Mostra de Arte Naïf, SESI, São José do Rio Preto (2009); "Naïfs do Mar", Secretaria de Estado da Cultura, Iguape, Santos e Caraguatatuba, SP; III Mostra de Arte Naïf do Vale do Paraíba, Centro Cultural, Taubaté, SP; VII Mostra de Arte Naïf, SESI, São José do Rio Preto, SP (2009); Cultura Inglesa, Taubaté, SP (2010); Ateliê Mineiro Casa 322, Pouso Alegre, MG (2010-2011); Pinacoteca Anderson Fabiano, Taubaté, SP.
Recebeu diversos prêmios, entre eles: Menção honrosa no Concurso "Natal Brasileiro" (Relevo Araújo e Consulado da França) " São Paulo, SP, 1988; Menção honrosa no III Salão de Belas Artes de Ubatuba, SP, 2005; Menção honrosa no XXII Salão de Artes Plásticas de Guaratinguetá, SP, 2006; Medalha de Prata no XXIII Salão de Artes Plásticas de Guaratinguetá, SP, 2007.
Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte Primitiva de Assis, na Pinacoteca Anderson Fabiano, Taubaté, no Acervo de Arte da UNESP e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações