Juréia-Itatins discutida em audiência pública


Um dos cinco Patrimônios Naturais da Humanidade, segundo a Unesco, e que preserva uma das últimas reservas da Mata Atlântica no litoral sul do Estado, a Estação Ecológica da Juréia-Itatins, objeto do Projeto de Lei 613/2004, foi o tema da audiência pública da manhã desta quarta-feira, 13/4, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa.
Esta foi mais uma iniciativa dos autores do projeto, deputados Hamilton Pereira e José Zico Prado, da bancada do PT, que têm mobilizado a discussão para alterar os limites da Juréia-Itatins. Além da preservação do ecossistema local, o projeto prevê o amparo legal para 285 famílias, na maioria caiçaras, que vivem na região, compreendida entre dois maciços montanhosos, o Pico do Pogoçã, na Juréia, e o Pico de Deus, em Itatins, além dos rios Uma do Prelado e Verde, os municípios de Peruíbe e Iguape.
A proposta do projeto 613, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, é alterar os limites da Estação Ecológica Juréia-Itatins " criada pela Lei 5649/1987 " excluindo deles as áreas habitadas, que passam a ser áreas de reserva de desenvolvimento sustentável.
Futuro incerto
Ao se reportar ao projeto, ainda em estudos, do Instituto Florestal, pertencente à Secretaria do Meio Ambiente, Hamilton Pereira afirmou que "o Instituto incorre em erro ao tentar adivinhar como essas comunidades se desenvolverão no futuro, tentando com isso justificar o êxodo existente hoje. Para ele, as famílias deixam sim suas comunidades de origem, por conta de pressões "assediados pela atual legislação extremamente restritiva", ao citar a aplicação de multas para agricultores que plantam para subsistência. O parlamentar afirma que é necessário ampliar o debate sobre o tema, visando aprimorar o projeto de lei, enquanto é tempo hábil para se acrescentar emendas. Insiste que, uma vez aprovado o projeto, que seja um instrumento mais eficaz para a solução dos conflitos existentes hoje naquela área.
Já os primeiros estudos feitos pelo Instituto Florestal preconizam a transformação da Estação Ecológica em Parque Ecológico, mudança de categoria que pode levar a região a receber investimentos, tornando-se pólo de desenvolvimento. Para Luís Roberto Numa de Oliveira,diretor da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do Instituto Florestal, esta é a primeira idéia, considerando que há questões a serem elaboradas nas áreas de agronegócios, políticas públicas que já estão em discussão no que diz respeito a regularização fundiária na Juréia, da titularidade dos proprietários. Questionou ainda qual o tipo de impactos as questões ambientais podem causar, alertando para o que considera o grande conflito atual: "existe hoje uma situação de uso do solo, embora exista a lei de não uso."
Moradores da região, acompanhados de suas lideranças, representantes dos legislativos e executivos dos municípios, especialistas no assunto, estudantes e técnicos de organismos governamentais participaram da audiência pública. Houve significativa participação dos moradores mais idosos, ao clamarem solução imediata para eles. "Não podemos esperar vinte anos por justiça, é o desrespeito a cada ser humano, cada herói que vive ali", desabafou o senhor João Rissetto, 76 anos, morador de Barra do Una.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações