Lídia Madeira: aquarelas intuitivas impregnadas de recordações vivas


As aquarelas de Lídia Madeira são interiores, sentidas, genuínas e possuem o sentido da cor, que é um dote implícito a suas elaborações. As formas, como a luz e a cor, obedecem a um gesto intuitivo, que obtém uma relação de clareza e de movimento. A decantação estética deseja conservar as coisas e as naturezas mortas, uma visão de primeiro ímpeto, uma modulação sem retórica, uma relação de cores.
Suas obras estão carregadas de sugestões históricas, com planos precisos para melhor imprimir a alegria e a impetuosidade do ritmo. O estilo de Lídia Madeira resolve com vibração bem marcante a impostação visual do quadro. E o resultado é uma riqueza formal viva e impregnada de recordações e de alusões óticas.
Uma sinfonia de frutas e objetos antigos constitui suas naturezas mortas que, paralelamente às suas figuras humanas e paisagens, transmitem as emoções vivas e serenas. São composições originais, poéticas e envolvidas por um cromatismo suave e delicado.
As formas, em seus quadros, são o resultado de uma pesquisa conscienciosa e cuidadosa, nas quais se extrínseca a personalidade da artista que caminha no sulco de uma respeitável tradição.
Como pode se verificar através da obra "Interior", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o seu realismo não alcança resultados banalmente ilustrativos, mas permeia, isto sim, as imagens de uma vívida e sugestiva plasticidade e um inegável rigor da composição.
A artista
Lídia Madeira nasceu em São Paulo em 1955. Reside atualmente em Campinas. Desenha e pinta desde a infância, freqüentando cursos de desenho a grafite e a carvão, bico de pena, pintura a guache e a óleo com professores e artistas renomados. Formou-se em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo e pós-graduação em Restauração de Bens Culturais na Universidade Federal Minas Gerais.
Especializou-se na recuperação de documentos históricos no Laboratório de Restauração da Casa de Rui Barbosa-RJ e no Centro Nacional de Restauracoin Documental y Bibliográfica de Madri e Barcelona. Dedicou-se a esta atividade atuando no Laboratório de Restauração de papel do Museu do Ipiranga USP-SP e na montagem do Laboratório de Restauração de Papel do Centro de Memória da UNICAMP, sob a direção do Professor Antonio Lapa.
Em Piracicaba freqüentou cursos na Casa das Artes Miguel Dutra, e no atelier de Antonio Pacheco Ferraz, de Tuco Amalfi, Cezira Carpanezzi, Manuel Martho, mais recentemente fez o curso de Ilustração Botânica a aquarela com Margherita Leoni (ESALQ) e passou a dedicar-se por completo às aquarelas, incorporando as cores e a luz intensa do sol de Piracicaba. Aqui os desenhos da infância se transformaram em aquarelas.
Recebeu diversas premiações destaque para medalhas conferidas pela APAP (Medalha de Bronze e Menção Honrosa), para Menção Honrosa do Júri do Salão de Belas Artes (2003), Menção Honrosa do Salão de Belas Artes (1998).
Participou da Feira Internacional Maison et Objet Ville Paint - Paris (1998), pintura do interior da Igreja de São Francisco e Santa Clara em Piracicaba (1999), Quadrienal Internacional de Aquarelas em São Paulo (2003), da Exposição Itinerante do Núcleo de Aquarelistas da Faculdade de Santa Marcelina (2003/2004).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações