Assembléia Legislativa inaugura o Espaço Tecnologia


DA REDAÇÃO
O Espaço Tecnologia - operado conjuntamente pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão de apoio da ALESP e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), entidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo - foi inaugurado nesta quinta-feira, 15/4, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo.
O Espaço, que funcionará numa sala do ILP, foi apresentado a Beraldo pelo diretor-superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski, pela pesquisadora do IPT, Ros Mari Zenha, e pelo diretor-presidente do ILP, Maurílio Maldonado.
O presidente, acompanhado pelo deputado Waldir Agnello (PTB) e pela deputada Célia Leão (PSDB), também conheceu as unidades móveis do IPT que integram o Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas.
Inicialmente, o Espaço Tecnologia funcionará com plantões de Ros Mari Zenha, duas vezes por semana, o que permite, de imediato, a atuação do corpo de pesquisadores do IPT como suporte tecnológico a parlamentares e às comissões técnicas da Assembléia.
Expansão do desenvolvimento
Segundo Sidney Beraldo, embora por enquanto haja apenas o plantão do IPT, o Espaço é destinado para todos que detenham o conhecimento tecnológico e é fundamental que os deputados sejam informados deste novo recurso para que levem a notícia para suas regiões.
O presidente explicou que, com o advento do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, uma das principais questões levantadas foi a necessidade de trazer a tecnologia para a expansão do desenvolvimento econômico. "O Espaço Tecnologia é um importante passo para a aproximação do setor produtivo com a tecnologia, ou seja, daquele que precisa da tecnologia com aquele que possui o conhecimento", declarou.
"A falta de apoio tecnológico impede o crescimento das empresas"
A assinatura, em dezembro do ano passado, do protocolo que criou o Espaço Tecnologia na Assembléia Legislativa concretiza uma proposta do Parlamento paulista, que tem em sua trajetória, entre outras, a criação de uma comissão (em 1997) e de uma frente parlamentar de incentivo à tecnologia como forma de apoio às pequenas e microempresas.
O protocolo assinado entre a Assembléia e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que transforma o IPT numa espécie de "braço tecnológico" da atuação legislativa, prevê a criação de um núcleo de apoio às comissões permanentes, instalado no Espaço Tecnologia. Para coordenar esse núcleo, o IPT indicou a geógrafa Ros Mari Zenha, mestre em planejamento urbano e regional, com atuação na área de habitação popular e requalificação do espaço urbano.
Pesquisadora do IPT desde 1976, Ros Mari falou ao Jornal da Assembléia sobre as propostas de atuação do Espaço Tecnologia, que trabalhará junto como o Instituto do Legislativo Paulista e ocupará uma sala na sede do ILP.
A criação do Espaço Tecnologia é inovadora?
Existe um histórico de organismos semelhantes, o mais famoso deles é o Escritório de Avaliação Tecnológica que funcionou no Congresso dos Estados Unidos. Mas a iniciativa da Assembléia Legislativa é inovadora, mostra que ela está sensível ao papel importante que a tecnologia tem como ferramenta para o desenvolvimento sustentado em São Paulo.
Como vai funcionar o Espaço Tecnologia?
O protocolo assinado entre a Assembléia e o IPT permite que o corpo de pesquisadores do IPT passe a dar, desde já, suporte tecnológico aos parlamentares e às comissões da Casa. Claro que o trabalho vai depender da escolha de temas, que vão ser priorizados a partir de discussões com os diversos segmentos da sociedade, incluindo órgãos do governo, ONGs e entidades que representam o setor empresarial.
O Espaço Tecnologia já tem um plano de trabalho definido?
O seminário sobre empreendedorismo já é uma primeira ação do Espaço Tecnologia. Nossa proposta foi mostrar, a partir de depoimentos concretos de empresários, como a ciência e a tecnologia podem alavancar esse segmento da economia, em suas diversas cadeias produtivas.
A tecnologia tem cumprido esse papel?
No caso das pequenas e microempresas, que são o principal foco desse seminário, a falta de apoio tecnológico para melhorar seus produtos e processos é um entrave ao crescimento de suas atividades. Como o mercado está cada vez mais exigente e globalizado, a tecnologia se torna um fator que aumenta a competitividade das empresas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações