Parque Jacupiranga pode se tranformar em mosaico de unidades de conservação


21/08/2007 12:18

Compartilhar:

Antônio Carlos Bernardo (assessor parlamentar di secretário do Meio Ambiente), deputado Samuel Moreira, deputado Hamilton Pereira, Pedro Ubiratan (secretário adjunto do Meio Ambiente), deputado Vaz de Lima, deputado Donisete Braga, José Pedro (assess<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON JACUPIRANGA A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira (de costas), Donisete Braga e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON JACUPIRANGA B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A exemplo da reserva Juréia-Itatins, o Parque Estadual de Jacupiranga, localizado no Vale do Ribeira, deve ser transformado num mosaico de unidades de conservação. A medida vem para solucionar inúmeros problemas das comunidades tradicionais, que já viviam na localidade antes da criação do parque, e garantir melhores condições para preservação dos recursos ambientais.

O deputado Hamilton Pereira (PT), autor do projeto (PL 984/2003) que deu início a esse debate, esteve na última quinta-feira, 16/8, com o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, o 1º secretário Donisete Braga, e o secretário adjunto do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan. A reunião teve como objetivo garantir que o novo projeto (PL 638/2007), apresentado pelo governador em junho deste ano, tramite no prazo de 45 dias, determinado pelo regime de urgência.

Vaz de Lima destacou que o prazo de tramitação depende do entendimento entre os partidos que compõem a Casa. O presidente sugeriu a realização de uma audiência para apresentação do projeto. Pedro Ubiratan se colocou à disposição para esclarecer dúvidas a respeito do projeto, na Comissão de Meio Ambiente da Assembléia. "Não havendo divergência, vamos caminhar para acelerar o processo", garantiu Vaz de Lima.

Para o deputado Samuel Moreira (PSDB), relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o processo de discussão dos problemas do Parque Jacupiranga iniciou-se com o projeto apresentado pelo deputado Hamilton em 2003. "O trabalho que o deputado Hamilton desenvolve há longo tempo naquela região provocou uma pró-atividade do governo para resolver a questão", destacou Samuel.

Hamilton Pereira tem boas expectativas quanto à tramitação e aprovação da proposta. "Pelo trabalho conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente na ocasião dos debates acerca da reserva Juréia-Itatins, foi criada uma sintonia entre as propostas", afirmou o deputado. "Tanto é que a própria proposta de transformar o Parque Jacupiranga num mosaico de unidades de conservação se deve em boa parte à experiência adquirida com a Juréia", completa.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp