Presidente da Assembléia diz que comissão segue funcionando normalmente


Depois que a bancada do PT anunciou que está deixando a comissão de representação que investiga o acidente do Metrô, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, informou, em coletiva à imprensa, que os trabalhos da comissão vão continuar normalmente e que a saída do PT foi resultado da falta de entendimento entre os partidos.
Garcia lamentou a resolução do PT e afirmou que a comissão de representação foi o instrumento que a Assembéia encontrou para as investigações iniciais da tragédia do desabamento na obra da linha 4 e que seu trabalho não deve ser interrompido, pois ela possui 21 membros, pauta definida e cronograma de depoimentos já fixado, além do roteiro do relatório que será apresentado em 14/3, último dia da atual legislatura.
Sobre o fato de o presidente do Metrô já haver sido convocado anteriormente para falar das obras da linha 4 à Comissão de Serviços e Obras Públicas e ter faltado à audiência pública alegando que não havia novidades a relatar, Garcia disse que se trata de uma confusão entre o trabalho da comissão permanente e o da comissão de representação. Segundo o presidente da Assembléia, Luiz Carlos David deve ser convocado para uma audiência pública da comissão de representação, assim como o secretário dos Transportes Metropolitanos e os técnicos envolvidos na construção e fiscalização da obra.
Arcabouço jurídico
A falta de fundamento jurídico para a atuação da comissão de representação apontada pelo PT foi rechaçada pelo presidente Garcia. "Ela é um instrumento do Parlamento e toda a regulamentação está sendo fornecida pela Presidência da Casa", afirmou. Ele explicou que a proposta de criação dessa comissão, em lugar de uma CPI, foi o meio encontrado para que a Assembléia pudesse exercer sua função de fiscalização: uma CPI não teria tempo hábil para ser aprovada e instalada na atual legislatura, e a comissão de representação dá legitimidade política à função, pois tem a participação de todos os partidos representados na Assembléia.
Em resposta a uma pergunta sobre a eficiência do instrumento de investigação, Garcia foi taxativo ao afirmar que se trata de uma comissão de representação do Poder Legislativo com prerrogativa de convocar e apontar resultados e que seu relatório tem valor equivalente ao de uma CPI, podendo ser encaminhado ao governo e ao Ministério Público. "Só não tem poderes para quebrar sigilo fiscal e telefônico, que não é mesmo o caso", disse.
Com a saída dos deputados do PT, a comissão perde 20% dos seus membros, mas mantém a capacidade de funcionamento, segundo o presidente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações