Um certo padre

Costumo ser duro em meus comentários. Defendo com veemência meus pontos de vista. Pago o preço. Desde sempre, isto me causou alguns dissabores na Assembléia Legislativa. Não me arrependo. Alguns parlamentares, mais experientes, sempre me criticaram por eu dizer o que penso. Aqui e acolá, devo ter exagerado. Não nego. Mas minha veemência é tolerante. O que não tolero é a hipocrisia. Não transijo com os cínicos, sejam eles padres ou não. Não tolero gente que busca na batina salvo conduto para seus desatinos. Um figurino que cai à perfeição ao senhor Lanccelotti, o tal do padre Júlio, do "povo de rua".
Este senhor, há anos, faz dos púlpitos que ocupa uma tribuna livre, para divulgar suas teses perturbadas. Agora mesmo, vem a público para criticar a administração José Serra (PSDB) porque ela resolveu fechar uns vãos na passagem que liga a avenida Paulista à avenida Dr. Arnaldo, com o objetivo de diminuir a incidência de assaltos e outros delitos.
Alguns miseráveis faziam do local seu lar improvisado " e outros, seu esconderijo possível. Na visão do religioso, dublê de padre de passeata e militante de carteirinha do PT, o que está em curso é uma política higienista, de perseguição aos pobres, de eliminação dos miseráveis. Sua tolice é aparente. O homem tem método. É capaz de ir muito longe. Sua fé é fé de fancaria.
Padre Júlio é, com perdão da comparação vulgar, galinha de poucos ovos e muito cacarejo. Não lhe interessa contribuir com idéias para eliminar ou diminuir a miséria. Pela simples e definitiva razão de que ela, a miséria alheia, é sua razão de viver, seu ganha-pão. Aos seus amigos de fé e credo político, um pedido: não percam tempo comigo. Enviem cartas e e-mails aos seus, não a mim. E desde já lhes agradeço pela ira que me dedicam. Que o bom padre os tenha!
A questão é simples. A vida de quem mora nas ruas é a pior possível. O problema é que a esmagadora maioria dos indigentes não quer ir para os albergues. E sabem por quê? Porque os albergues, certamente, não são grande coisa. Mas, sobretudo, porque nos albergues não se pode beber nem usar drogas. É uma gente sofrida, sem perspectiva. É uma gente que não se vai libertar com a retórica equivocada e oportunista do padre Júlio. O homem não tem " e nunca teve " interesse em consertar nada. O fato de ser padre não diminui o tamanho de seus equívocos. Muito pelo contrário.
O que mais me chama a atenção na sua falação irresponsável é o fato de que o padre jamais levantou sua voz estridente contra seus companheiros de batina. E muitos deles, há tempos, não fazem outra coisa a não ser pôr grades ao redor das igrejas sob sua responsabilidade. E sabem para quê? Para impedir que os mendigos, o tal "povo de rua", façam acampamento em suas portas. Estão errados os padres? Só o Júlio está certo? Que discurso é este, que só leva em conta o que lhe interessa e nenhum benefício traz aos pobres?
*Milton Flávio é professor de Urologia da UNESP, deputado estadual pelo PSDB e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo
www.miltonflavio.org
miltonflavio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações