Comissões debatem em conjunto aspectos da legislação das regiões metropolitanas

Podem os legislativos estaduais legislar sobre a criação de regiões metropolitanas em seus estados? O debate em torno desta questão foi tema da reunião conjunta das comissões permanentes de Constituição e Justiça e de Assuntos Metropolitanos, realizada nesta quarta-feira, 2/12, na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Os deputados estaduais Fernando Capez (PSDB) e Davi Zaia (PPS), respectivamente presidentes das duas comissões, tomaram a iniciativa de convocar a reunião e de convidar para relatar as suas experiências os diretores das Agências Metropolitanas de Campinas, Gustavo Zimmermman, e da Baixada Santista, Edmur Mesquita. O evento também teve como convidado o advogado Pedro Estevam Pinto Alves Serrano, que falou sobre o tema "Regime Constitucional das Regiões Metropolitanas".
Até o advento da atual Constituição, a competência para criar as regiões metropolitanas era da Federação. Com a nova carta constitucional ela migrou para os Estados. Em São Paulo, foram constituídas, por iniciativa do Executivo estadual e através de Lei complementar, a Região Metropolitana da Baixada Santista, em 1996, com nove municípios, e a Região Metropolitana de Campinas, com 19 municípios, em 2000, ambas durante o governo de Mário Covas, em seu primeiro e segundo mandato, respectivamente.
Essas duas regiões e mais a Região Metropolitana da Grande São Paulo, criada por Legislação Complementar Federal em 1973, durante o regime militar, são as três regiões metropolitanas do Estado. Todas criadas pelos executivos. Mas, segundo o advogado Alves Serrano, os legislativos estaduais têm o poder também de legislar sobre o tema, de reformular o que preciso for e de criar outras regiões metropolitanas se desejarem. A principal característica das regiões metropolitanas, segundo ele, é a ação de descentralização do Estado, que abre mão de seu poder centralizador, para que as regiões possam, de comum acordo com os municípios que a compõem, regular ações, como no caso do transporte público, saneamento básico e gerenciamento comum dos recursos hídricos, por exemplo.
Perda da autonomia administrativa
O diretor da Agência Metropolitana da Baixada Santista, ex-deputado estadual Edmur Mesquita, fez um histórico do movimento que resultou na configuração da região, desde os tempos da democracia, interrompida pelo regime militar, a consequente cassação do mandato do prefeito Esmeraldo Tarquínio, que se preparava para assumir o cargo, e a perda de autonomia administrativa da cidade. Houve uma tentativa do interventor de retomar o movimento pela regionalização constituindo uma comissão para este fim, que não teve prosseguimento, segundo Mesquita, por falta de representatividade.
O movimento só foi retomado após a restauração da democracia, quando amplos setores da sociedade santista voltaram a se aglutinar em torno dele. A Região Metropolitana da Baixada Santista foi finalmente constituída em 1996, pelo governador Mario Covas. Desde então, segundo Mesquita, a região vem experimentando um acentuado desenvolvimento econômico. Ele cita como conseqüências desse processo e também com a perspectiva de exploração da camada de petróleo do Pré-sal, a integração dos municípios em programas como o do saneamento básico de modo a alcançar 95% de rede de esgoto instalada e a sua totalização em 2001. A remoção de 5,5 mil famílias das encostas da Serra do Mar, que vivem em constante risco de vida, e a reurbanização de área em Cubatão para acolhê-las, é outro dos projetos citados pelo diretor da agência, assim como o projeto do veículo leve sobre trilhos, que se encontra em processo de licitação, na área de transporte público.
O processo de regionalização dos municípios em torno da cidade de Campinas é mais complicado, na avaliação do diretor da agência metropolitana da região, Gustavo Zimmermman. Ele citou as características geográficas distintas das duas regiões como um dos fatores dessa dificuldade. A Baixada Santista tem, segundo ele, grande parte de sua região formada por terreno pantanoso. As cidades se aglutinaram nas terras firmes restantes de modo a se localizarem mais próximas uma das outras. Na Região Metropolitana de Campinas, os municípios estão mais dispersos. Zimmermman negou possuir uma visão pessimista sobre o desenvolvimento da região, mas que ao contrário partia da identificação das dificuldades para encaminhar as soluções necessárias.
Apesar do conteúdo das palestras, a sensação dos presentes é de que o tema não pode ser aprofundado como deveria devido ao pouco tempo de reunião (que teve de ser interrompida devido à apreciação da ordem do dia, no plenário). Por isso, as comissões que promoveram o debate inicial sobre o assunto, ficaram de estudar a promoção de um evento mais amplo, possivelmente em forma de uma audiência pública futura.
dzaia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações