Assembleia regulamenta funcionamento de frentes parlamentares
05/04/2011 21:32

O Plenário da Assembleia aprovou, nesta terça-feira, 5/4, o Projeto de Resolução 33/2009, do deputado João Caramez (PSDB) e outros deputados, que disciplina a criação de frentes parlamentares na Casa.
De acordo com o texto da proposta, é necessária a adesão de no mínimo 20 deputados e a representação de pelo menos 1/5 dos partidos com assento na Casa para que a frente seja instalada. Cada parlamentar só poderá integrar no máximo cinco frentes. O PR 33 também define frente parlamentar: "associação de deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo referente a um determinado setor".
O projeto proíbe a criação de mais de uma frente com a mesma denominação e objeto igual ou semelhante; prevê o encaminhamento anual de relatório de atividades à presidência da Assembleia; e define que o prazo de funcionamento não excederá a legislatura em que for instalada; e veta remuneração ou vantagem financeira de qualquer valor a qualquer membro em decorrência da frente.
O deputado João Caramez congratulou-se com o Plenário pela aprovação da proposta da qual foi o primeiro signatário. "Iniciei esta luta (pela rgulamentação das frentes parlamentares, em 2005. Depois, em 2009, a encaminhei ao Conselho de Prerrogativas Parlamentares que prontamente a acolheu", disse, e acrescentou: "as frentes precisavam ser regulamentadas para não haver banalização. Através das frentes damos ao povo paulista mais uma oportunidade de efetiva participação neste Poder".
O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, também manifestou seu contentamento com a aprovação do PR 33/2009. Segundo ele, o projeto é importante por disciplinar um instrumento que vem obtendo excelentes resultados (nos debates e ações que promove).
O líder do PT, deputado Enio Tatto, também expressou sua satisfação pela aprovação do projeto e aproveitou para reivindicar a colocação em pauta do PL 300/2009, também do deputado Caramez, que prorroga o prazo de indenização a ex-presos políticos.
Na mesma data, a Casa manteve o veto do governador ao Projeto de Lei 210/1995, da ex-deputada Edna Macedo, que pretendia obrigar o Estado a propiciar aos detentos arrimos de família atividade laborativa remunerada.
A íntegra do projeto aprovado, do veto mantido e da tramitação deles estão disponíveis no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações