Projetos modernizam estrutura do MP
24/10/2008 19:20
.jpg)
A Procuradoria Geral de Justiça do Estado enviou à Assembléia, entre agosto e outubro deste ano, cinco projetos para aperfeiçoar e modernizar o funcionamento do Ministério Público, adequando-o a um melhor atendimento à população paulista. A principal proposta, o Projeto de Lei Complementar 54/08, tem por objetivo alterar a Lei Orgânica do MP, criando subprocuradorias e promotorias, entre outras medidas.
Três dos quatro projetos de lei complementar (PLC 54/08, PLC 55/08, PLC 56/08) mais o PL 663/08 foram entregues por representantes do MP pessoalmente ao presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, em 15/10, e cumpriram a primeira fase de tramitação, encerrada em 24/10, permanecendo em pauta por cinco sessões. Serão, agora, encaminhados à deliberação da Comissão de Constituição e Justiça.
O quarto, o PLC 37/08, foi encaminhado à deliberação da Comissão de Finanças e Orçamento após ter o parecer favorável da relatora deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em 22/10.
Resultante de anteprojetos aprovados pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público, o PLC 54/08 pretende introduzir alterações na Lei Orgânica do Ministério Público, vigente desde novembro de 1993, todas dirigidas à modernização e aprimoramento da estrutura da instituição.
Segundo a justificativa do projeto, essas alterações revelam-se necessárias, sobretudo com vistas a dar mais eficiência às atividades do Ministério Público e, por conseqüência, aos serviços prestados à sociedade paulista.
O projeto estabelece novo regime para o estágio no Ministério Público, com alterações que vão desde a simplificação do processo seletivo até o pagamento de bolsa mensal em valor digno e compatível com aquele pago por outras instituições públicas.
O texto prevê a possibilidade de instituição de até quatro subprocuradorias-gerais de Justiça e criação de duas promotorias de Justiça. A primeira será voltada exclusivamente à tutela dos chamados direitos humanos, numa inovação relevante que constitui reivindicação comum ao Ministério Público, às entidades da sociedade civil. A segunda promotoria fará o combate aos crimes de sonegação fiscal.
Além das alterações da Lei Orgânica do Ministério Público mencionadas, o projeto também altera as disposições relativas à eleição do corregedor-geral e, dando nova redação ao artigo 120 da Lei Orgânica, quanto às atribuições dos procuradores de Justiça, elimina a previsão de atuação do Ministério Público do Estado junto aos Tribunais de Contas, reputada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
O PLC 55/2008 tem por objetivo a transformação de cargos de promotor de Justiça em promotor de Justiça auxiliar de entrância final. Na justificativa, o procurador-geral alega que a medida atenderá, ao mesmo tempo, a necessidade premente dos serviços afetos à instituição e à pretensão de movimentação mais célere na carreira do membro do Ministério Público.
O PLC 56/2008 institui Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários aplicável aos servidores das secretarias de estado, da Procuradoria Geral do Estado e das autarquias, titulares de cargos e ocupantes de funções-atividades das carreiras administrativas, a chamada área meio.
De acordo com a justificativa do PLC, a reestruturação e a valorização das carreiras da chamada área meio pretente assegurar maior eficiência ao Estado na execução de políticas públicas e na prestação de serviços de qualidade à população.
Já o PL 663/08 trata da criação de 900 cargos de assistente jurídico. Conforme o texto do projeto, uma vez aprovados em concurso, os ocupantes desse cargo poderão ser lotados junto às promotorias e procuradorias de Justiça. Na justificativa que acompanhou a propositura, o procurador-geral de Justiça garante que a providência é necessária para fazer frente à demanda crescente de serviços, de modo menos oneroso aos cofres públicos.
Em tramitação desde 6/8, o PLC 37/08 transforma em cargos de procurador de Justiça 75 cargos de promotor público substituto de segundo grau e outros 23 de promotor de Justiça de entrância final. Segundo a justificativa da proposta, trata-se de medida urgente, já que os últimos cargos acrescidos ao Colégio dos Procuradores foram providos em janeiro de 1992.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações