Votação da LDO é marcada por debates e manifestações do público







O Plenário da Assembléia paulista iniciou nesta quinta-feira, 7/7, o processo de votação do Projeto de lei 224/2005, que estabelece as diretrizes para o orçamento estadual de 2006. A sessão foi marcada por ânimos exaltados, debates intensos dos parlamentares e manifestações do público das galerias.
O item 1º do roteiro de votação, que tratava do projeto, salvo as emendas e subemendas, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Assim também ocorreu com o segundo item do roteiro, que englobou as emendas 309, 658 e 1521, respectivamente, de José Caldini Crespo (PFL), Baleia Rossi (PMDB) e Maria Lúcia Prandi (PT), referentes ao cumprimento do artigo 289 da Constituição Estadual, que trata da criação do crédito educativo; à exclusão do artigo 29 do projeto da LDO, dispondo sobre o recolhimento de contribuições previdenciárias; e ao investimento em pesquisa e conhecimento tecnológico.
O item três, o mais polêmico do roteiro, obstruiu a sessão. Ele destacava algumas emendas para a educação e vários parlamentares pediram para se pronunciar a respeito. Com isso, o processo de votação acabou se retardando. Nessa parte do roteiro constavam as emendas que prevêem mais recursos para as universidades paulistas e para o Centro Paula Souza.
Segundo os deputados do PSDB, o acordo prévio entre os partidos firmava que, independente do resultado da votação da LDO, nenhum item ficaria pendente. No momento em que o painel eletrônico apontava vantagem para os votos favoráveis ao governo e, portanto, contrários ao item três, integrantes das bancadas que estavam perdendo a votação mudaram seus votos para abstenção, o que derrubou o quórum (48 deputados votantes).
A manobra gerou conflito e protestos ao microfone por parte de Vanderlei Macris (PSDB) e do líder de governo, Edson Aparecido. Os deputados governistas alegavam que, mediante a quebra do acordo, não caberia mais qualquer consenso para os itens que ainda precisavam ser votados.
Dessa forma, o item quatro também ficou prejudicado, porque novamente o quórum caiu com a abstenção, desta vez, da bancada de apoio ao governo. Neste item constavam emendas relativas à saúde, dentre as quais, a que estabelece método para que o Estado cumpra com a contrapartida de contribuição ao Instituto de Assistência ao Servidor Público do Estado (Iamspe). O item cinco, que trata das demais emendas (não descritas nos outros itens), foi rejeitado.
O presidente da Casa, Rodrigo Garcia, entendeu que o processo de votação não estava concluído e convocou uma sessão extraordinária para a apreciação dos itens 3 e 4, com início previsto para as 22h30 da quinta-feira.
Leia reportagem completa sobre a votação da LDO 2006 na edição deste sábado, 9/7, ou na Agência Assembléia de Notícias www.al.sp.gov.br na sexta-feira, 8/7.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações