Comissão debate enfrentamento da dengue

.jpg)
A Comissão de Saúde e Higiene, presidida pelo deputado Fausto Figueira (PT), realizou nesta terça-feira, 18/5, reunião com objetivo de debater as medidas de prevenção adotadas pelos governos federal e estadual em relação à epidemia de dengue. Participaram do debate o médico Afonso Viviane, da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Evaldo Stanislau, infectologista do hospital Ana Costa de Santos; Melissa Mascheretti Siciliano, diretora da Divisão de Controle de Zoonose do CCD, e Natalino Anjula, especialista em procedimentos de testes laboratoriais.
A dengue é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos principais problemas da saúde pública, infectando de 50 a 100 milhões de pessoas anualmente. De acordo com Melissa Siciliano, desde 1979, quando da reintrodução da doença no país, devido à dispersão do transmissor da dengue, o mosquito Aedes egyptis, os métodos tradicionais de enfrentamento da doença não conseguiram sucesso. As ferramentas químicas mostraram ser incapazes de conter a proliferação do mosquito, que possui alta capacidade de adaptação. Assim, na opinião de Melissa, que foi avalizada por todos os participantes, o mais importante no combate à proliferação do evolução do vetor e da doença é a atitude comprometida do Estado com a população.
Para Evaldo Stanislau, as políticas públicas de controle de epidemias tem sido ineficazes, haja vista os focos do mosquito continuarem surgindo. Segundo ele, a exemplo do que tem sido feito no município de Guarujá, a agilidade na assistência aos possíveis infectados evita a letalidade. Stanislau ressalta a fórmula para o atendimento adequado: informação correta, profissionais capazes, rapidez no teste de detecção e diagnóstico de suspeição acompanhado das medidas exigidas de imediato.
Afonso Viviane citou dados estatísticos sobre a transmissão sustentada, que atinge, na sua maior parte, a região oeste do Estado. A Baixada Santista consta como a quinta maior região em incidência. Até o final de abril o Estado teve 55 casos letais de dengue.
Luis Carlos Gondim (PPS) entende que é necessário criar um modelo de gestão autônoma dos municipios, onde a participação popular deve ser considerada fator preponderante no controle da doença, com a criação de brigadas permanentes de combate ao vetor e auxílio dos governos federal e estadual aos municípios.
Participaram da reunião os deputados José Augusto (PSDB), João Barbosa (DEM), Luis Carlos Gondim (PPS), Uebe Rezeck (PMDB), Marcos Martins (PT) e a deputada Rita Passos (PV).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações