Buscar caminhos

Qual será a notícia do dia? A próxima lista? Quando desligamos nossos televisores nos interrogamos: qual será as cenas do próximo capítulo? Desses sobressaltos tem vivido a conjuntura política brasileira. Momentos de crise para aqueles que enxergam o mundo positivamente, servem principalmente para encontrarmos soluções e, através delas, as mudanças necessárias.
Não preciso dizer que a Revolução Francesa, a Independência norte americana, inclusive a Guerra de Secessão que confrontou internamente uma nação, a Revolução Socialista na Rússia czarista do início do século, e, principalmente a Segunda Guerra Mundial que reconstruiu a Europa de um contexto cinzento da primeira metade do século originando o Mercado Comum Europeu, são provas de que contextos negativos do presente podem constituir processos de reconstrução que nos levam a mudanças verdadeiras.
O Brasil não pode se amesquinhar neste momento, suas lideranças à parte de disputas, devem se subordinar ao essencial da política que é a meta de melhoria do bem comum, méritos a revelação dos fatos, da indispensável apuração e rigorosa punição, mas é necessário enxergar além. Vencemos vários estágios de desenvolvimento apesar das mazelas sociais, garantimo-nos como democracia, estabelecemos uma concepção de Estado e de modelo econômico dentro de algumas imperfeições, mas estamos próximos hoje em dia às realidades dos países desenvolvidos.
A crise política não pode obstruir o país, precisa servir para alcançarmos as mudanças esperadas, milito em um Partido político que procura ser o fiel da balança neste momento delicado da história brasileira, o Partido Popular Socialista busca neste momento figurar no cenário político como alternativa objetiva de mudanças.
Um exemplo disso é a retomada da discussão do sistema de governo estabelecido, o presidencialismo é um instituto que embora seja oriundo da república e da democracia vicia uma série de relações entre público e privado e principalmente macula a função do legislativo como Casa Política, hoje o Parlamento se reduz na visão do Executivo a um simples ente produtor de leis, o sistema parlamentarista precisa voltar a discussão da grande reforma federativa que precisamos passar.
A Federação precisa ser remodelada, no bojo do Parlamentarismo, o remanejamento de tributos está completamente equivocado, é centralizado na União, os Estados ficam com o pires na mão o que prejudica ainda mais as relações entre Poder Executivo Federal e Estadual e o Poder Legislativo, o município vive em estado de penúria ao contrário do que se apregoa os maiores exemplos de federação como o sistema neozelandês e canadense.
A crise no Judiciário, as distorções no sistema de saúde, o sistema prisional medieval, o excesso de uso das Medidas Provisórias pelo Executivo, a ausência de uma codificação unificada que garanta a segurança legal das questões ambientais, demonstram que algo precisa ser corrigido, a luz de todo este conceito a reflexão nos leva a rediscutir o modelo constitucional estabelecido, a um ano da eleição que define o novo parlamento precisamos repensar o texto constitucional de maneira mais ampla, a convocação de um parlamento constituinte casa com o momento de sede de mudanças.
Precisamos buscar caminhos neste momento e a mudança tem que ser agora.
*Arnaldo Jardim é deputado estadual pelo PPS.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações