Congresso Estadual de Municípios deve discutir desenvolvimento das cidades paulistas
08/04/2011 19:40


Deputados paulistas devem participar como palestrantes dos diversos painéis programados para os três dias do Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente, na Baixada Santista. Na sua 55ª edição, o encontro promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) abordará temas como meio ambiente, desenvolvimento e turismo, além de discutir os efeitos da Resolução 414, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com mais de 60 anos de existência, a Associação Paulista de Municípios tem como missão de congregar e atender as demandas dos 645 municípios paulistas e de seus representantes, visando orientá-los no cumprimento da legislação vigente e nas práticas para uma gestão transparente e eficaz.
Ao longo dos anos, teve atuação relevante no debate estadual e federal sobre mudanças na legislação pertinente aos municípios. A APM também participa de dezenas de conselhos como do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga, sempre acompanhando as ações que envolvam a gestão municipal.
Temas do congresso
O evento será aberto no dia 12/4, por Marcos Monti, presidente da Associação Paulista de Municípios. Está prevista a presença do governador, Geraldo Alckmin, do vice-governador, Guilherme Afif Domingos, do presidente da Assembleia, Barros Munhoz, do prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Pedro Gouvêa, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cláudio Ferraz de Alvarenga.
No primeiro dia dos debates, quarta-feira, 13/4, serão realizados quatro painéis: Resolução 414 da Aneel; Saneamento; Saúde; e Meio Ambiente. No dia 14/4, quinta-feira, serão realizados os painéis Educação; Vereadores; Habitação; e Desenvolvimento. No último dia, 15/4, sexta-feira, o congresso terminará com a discussão dos temas Tribunal de Contas; Direitos das Pessoas com Deficiência; Casa Militar e Defesa Civil; e Turismo.
Programação especial
Na programação especial, o dia 13 reserva apresentação musical do projeto social Chorões, de São Vicente, composto de 12 crianças e seis professores, com a música "Tico-tico no fubá", de Zequinha de Abreu, e quatro palestras sobre temas referentes ao desenvolvimento social: "Experiências municipais " Codivap Mulher", com Rosimira Siqueira, presidente do Fundo Social de Aparecida e do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap); "Casa Dia", com Zaira Antunes Franchini, presidente do Fundo Social de Serra Negra; "Amor é o caminho", com Maria Júlia Paes da Silva, diretora do Hospital Universitário; e "O desenvolvimento social e o Poder Público", com o deputado Paulo
Alexandre Barbosa, secretário estadual do Desenvolvimento Social.
No dia 14, a programação abre com apresentação da música "Trenzinho Caipira", pelo projeto Viva Música, de São Vicente, composto de 25 crianças e 13 professores. Em seguida, serão realizadas as seguintes palestras: "Experiências municipais " a primeira dama e o fundo municipal", com Rita de Cássia Gomes Denig, presidente do Fundo Social e Atibaia; "O papel do fundo social", com Maria Cecília dias de Morais Orlandini, presidente do Fundo Social de Bertioga; e "A importância da estrutura familiar na organização social", com Luíza Francisca Almeida de Barros Albuquerque, psicóloga.
Por fim, no último dia do congresso, 15/4, haverá a apresentação musical da Orquestra Didática Jovem CER de São Vicente, composta por 20 crianças e 8 professores, que executarão "Bolero", de Ravel. Em seguida, ocorrerão as palestras "O Fundo Social de São Vicente e suas experiências", com Márcia Papa Garcia, presidente do fundo; e "A programação especial e seus reflexos", com Andrea Siqueira Campos Monti.
APM
Saiba mais sobre o 55º Congresso Estadual de Municípios acessando o site http://www.apaulista.org.br/apm/. Ali estão disponíveis dados variados sobre as cidades paulistas, desde seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a informações sobre demografia, bandeira e hino. Dados sobre eleições, legislações municipais e contas públicas também podem ser acessados, assim como as transferências constitucionais da Lei Kandir, IPI Exportação, ICMS e FPM.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações