Centralização de poder é tema de aula inaugural de Direito Constitucional



Promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista em parceria com a Fundação Arcadas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, teve início nesta segunda-feira, 24/9, o curso de extensão universitária de Direito Constitucional Estadual, que debaterá temas do cotidiano do constitucionalismo estadual.
A coordenadora do curso, professora Mônica Herman S. Caggiano, doutora e livre-docente pela Faculdade de Direito da USP, afirmou, na abertura dos trabalhos, que as universidades têm como missão a transmissão do conhecimento, a pesquisa e também a extensão, o que torna possível realizar este tipo de trabalho, pois o que se busca com essas aulas é a ampliação do conhecimento e aperfeiçoamento profissional dos funcionários do Legislativo.
Mônica explanou sobre a origem e evolução do federalismo. Comparou a federação a um prédio de muitos andares. "O todo é a federação, cada andar seria um estado-membro". A professora explicou que a federação brasileira tende para uma centralização de poder, o que, segundo ela, desfigura um pouco a idéia de federação. A professora destacou ainda características do modelo de federação do Brasil, que desde a Constituição Federal de 1988 é dividido em três esferas governamentais: União, Estados e Municípios, salientando que esses entes federativos mantêm a sua autonomia, o que implica dizer que têm seu auto-governo, capacidade legislativa, podem se auto-organizar e administrar seus próprios negócios.
Nesse modelo de federalismo, a divisão de competência legislativa destinou grande parte das atribuições aos municípios e à União, ficando os estados-membros com uma competência residual. Ainda que os Estados tenham ficado com uma zona de atuação mínima, para Mônica "ainda há muito para se legislar", criticando o excessivo número de projetos "sem relevância" nos parlamentos estaduais.
Sobre a soberania, própria do Estado, a coordenadora disse que caracteriza-se pela "faculdade de auto-determinação e é muito mais ampla que a autonomia, pois implica em não sujeição a qualquer outra ordem jurídica". A globalização e suscetibilidade econômica de alguns Estados levaram a alguns doutrinadores, segundo Mônica, a afirmarem que há uma espécie de flexibilização da soberania dos Estados. Entretanto, ela discorda dessa tese: "O conceito de soberania não mudou". Se o país aceita alguma ingerência, ele o faz no exercício da sua soberania, explica a professora. Em reforço dessa idéia, Mônica citou como exemplo a Comunidade Européia, caso em que vários países, com o objetivo de promoverem o desenvolvimento de todos, se uniram para formarem uma federação.
Estruturado por módulos, com aulas às segundas e quartas-feiras, no período matutino, o curso tem previsão de encerramento no próximo dia 19/12 e está dividido em quatro tópicos: Os Estados na federação brasileira; O constitucionalismo estadual; Organização dos poderes estaduais e o Sistema tributário estadual.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações