Sessão solene comemora o cinqüentenário da Polícia Feminina
Sessão solene realizada na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 16/5, convocada pela deputada Rosmary Corrêa (PSDB), comemorou os 50 anos do ingresso das mulheres na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Rosmary lembrou que foi um decreto, de 1955, do então governador Jânio Quadros, que permitiu o ingresso das mulheres na Corporação. Em discurso, a deputada afirmou que ainda há um "certo preconceito cultural em relação às mulheres". Segundo ela, "as mulheres têm a mesma capacidade e competência que os homens, mas precisam provar muito mais". Disse, ainda, que as mulheres, em razão de dispositivo constitucional, não podem ocupar o cargo de comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, mas que já uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para se alterar esse norma na Constituição Estadual.
Saudou ainda a Coronel Yara, presente na solenidade, e que fez parte das primeiras treze mulheres recrutadas.
Presente ao evento, o Deputado Ubiratan Guimarães (PTB) afirmou que, à exceção do serviço de cavalaria, a polícia feminina paulista atua em todas as áreas da Corporação, como no Corpo de Bombeiros, na Polícia Rodoviária, Florestal, de Choque, dentre outras. Disse ainda que São Paulo deve seguir o exemplo de outros Estados, "onde já há mulheres no policiamento montado".
Em seu discurso, o deputado Conte Lopes (PP) afirmou que pleiteia, junto ao governo estadual, melhores salários para os policiais, e que atende vários policiais que ligam ou vão ao seu gabinete reclamando de abusos sofridos.
Representando o comando da Corporação, a coronel Eunice A. Souza, chefe do Estado-Maior, afirmou que o efetivo policial feminino atualmente é de cerca de nove mil mulheres, presentes em todos os municípios do Estado e que, ela própria, ao ocupar a chefia do Estado Maior, demonstra uma vitória de toda a classe feminina.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações