Assembléia inaugura Central de Atendimento ao Cidadão




A partir de agora, o cidadão que ligar para o telefone (11) 3886-6022 vai ouvir: "Você ligou para a Central de Atendimento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo...". Trata-se do mais novo ponto de encontro da Assembléia Legislativa com a população. Nesta quarta-feira, 17/12, o CAC foi inaugurado pelo presidente da Assembléia, Vaz de Lima, e pelo 2º secretário da Casa, Edmir Chedid.
A proposta da central é proporcionar mais um canal de atendimento ao público, uma vez que o Portal na web e a TV digital já permitem o acesso do cidadão ao processo legislativo, como lembrou Edmir Chedid. Vaz de Lima inaugurou o serviço de atendimento com uma consulta sobre projetos em andamento. Segundo ele, o atendimento foi satisfatório.
Central de Atendimento ao Cidadão busca dar mais transparência ao Parlamento
Com relação à nova Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Assembléia Legislativa, o presidente Vaz de Lima ressaltou que o cidadão será sempre atendido, independentemente da sua demanda. Segundo ele, mesmo quando a consulta exigir uma pesquisa que impossibilite resposta imediata, haverá um retorno posterior. Vaz de Lima também esclareceu que que demandas referentes a outros setores do serviço público serão encaminhadas aos órgãos competentes.
Avanços tecnológicos
"Buscaremos nos manter atualizados sobre os avanços da tecnologia de informação e dos meios de comunicação para que nosso trabalho seja cada vez mais transparente", afirmou Vaz de Lima. "No limite de nossas possibilidades, principalmente de ordem orçamentária e legal, demos mais um passo para estreitar o relacionamento com o eleitor". O presidente declarou ainda: "Chegará o momento no qual a técnica vai permitir que esta central possa se comunicar imediatamente com o deputado onde quer que ele esteja, possibilitando a resposta em 15 ou 20 minutos".
De acordo com o 2.º secretário Edmir Chedid, que supervisionou o desenvolvimento do projeto, "o treinamento foi eficaz, o pessoal aprovado para assumir o posto de atendente foi convenientemente habilitado para atender às consultas da sociedade". Para ele, a partir da futura implantação de um 0800, já prevista pela Assembléia, será ampliada a possibilidade de o cidadão sugerir projetos de lei e políticas públicas, além de cobrar medidas prometidas em campanha ou no contato direto entre o deputado e seus eleitores.
Empresa especializada
Segundo explicou a diretora do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido) da Assembléia de São Paulo, Fátima Porcaro, a Casa definiu por meio de licitação a quem caberia executar o serviço. Venceu uma empresa do Rio Grande do Sul, especializada nessa área, que já realiza o mesmo tipo de trabalho no legislativo gaúcho. O projeto todo levou aproximadamente dois anos para ser completado.
A central funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h à 20h, e contará com um corpo de 24 operadores, dispostos em dois turnos de trabalho e distribuídos em 12 pontos de atendimento. O contato pode ser feito por telefone (11-3886-6022) ou pela internet, por intermédio de um formulário eletrônico disponível no Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br).
Se preferir um atendimento pessoal, o cidadão poderá se dirigir diretamente à sala S46, no subsolo da Assembléia Legislativa. Também é possível enviar correspondência para o CAC (Palácio 9 de Julho, av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo, CEP 04097-900).
Os dados do interessado vão ser cadastrados em um sistema desenvolvido especialmente para a Central de Atendimento ao Cidadão, portanto nenhum contato poderá ser anônimo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações