Assembleia realiza ato pela valorização dos conselheiros tutelares
.jpg)
.jpg)
A Assembleia realizou nesta sexta-feira, 27/11, por iniciativa dos deputados Maria Lucia Prandi, Donisete Braga e José Candido, todos do PT, um ato público para a discussão das funções dos conselheiros tutelares.
Para Prandi, "é preciso um número maior de cidadãos apoiando esses conselheiros e proporcionando-lhes infraestrutura para melhores condições de trabalho". Segundo a parlamentar, um dos grandes problemas no segmento, hoje, é a falha no acompanhamento de dependentes químicos, uma vez que não há equipamentos públicos apropriados para isso. "Ao melhorar as condições de trabalho dos conselheiros, contribuimos para aperfeiçoar o atendimento a crianças e adolescentes", disse a deputada.
Segundo Donisete, um dos principais objetivos do ato é fortalecer o papel dos conselhos tutelares e de seus encarregados, para proporcionar aos adolescentes um futuro promissor.
Atualmente, dos 645 municípios paulistas, 79 ainda não instalaram os conselhos. Donisete disse que é necessário que as prefeituras e o governo do Estado reconheçam a importância dos conselhos tutelares. "Em 1990, a sociedade civil brasileira debateu políticas públicas que passaram a regulamentar a qualidade de vida da criança e do adolescente, quando se construiu uma lei importante, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", disse Donisete. Para o deputado, o trabalho dos conselheiros tutelares atende o artigo 18 da Lei Federal 8.069/1990: "É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor". Donisete disse que é exemplar o trabalho realizado na prefeitura de São Carlos, que, em parceria com igrejas católicas e evangélicas, conseguiu recuperar 42 jovens da Fundação Casa. Para ele, seria ideal a implementação desse modelo em todo o Estado. Segundo Donisete, isso minimizaria a necessidade de ampliação do número penitenciárias ou de unidades da Fundação Casa. "Em vez disso, poderiam ser construídas mais escolas e locais voltados à cultura, esporte e lazer, e mesmo centros de formação e capacitação para o adolescente-aprendiz", disse o deputado, lembrando que a Assembleia tem um papel importante no debate dessas questões.
"Queremos fechar o evento com um manifesto de apoio ao Projeto de Resolução que cria a Comissão Permanente da Criança e do Adolescente aqui na Assembleia, para que esse tema possa ser discutido constantemente", concluiu Donisete.
Compuseram também a mesa de trabalhos: Sidnéia Aparecida dos Santos, vice-presidente da Associação dos Conselheiros do Estado de São Paulo, Flávio Américo Frasseto, do núcleo especializado em infância e juventude da Defensoria Pública do Estado, Luciano Araújo, coordenador da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares, Mamão Roberto Tadeu Gabriel, do Conselho Estadual, e Givanildo Manoel da Silva, presidente do Fórum Estadual da Criança e do Adolescente.
O trabalho dos conselheiros
O conselheiro tutelar é eleito pelo povo da região onde vai desempenhar suas atividades, sendo encarregado por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, conforme o estabelecido no ECA. Exerce atividade com autonomia, mas seu desempenho depende de uma infraestrutura mínima de trabalho, sem contar que não lhes é oferecida capacitação.
Cada prefeitura estabelece um percentual da arrecadação municipal para destinar ao apoio e desempenho dessa função. Os conselheiros não têm um padrão salarial estabelecido, valor que difere muito de um município para outro.
No dia 18 de novembro se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações