Reforçar segurança é fundamental para sucesso da realização da Copa 2014


Coordenada pelo deputado Camilo Gava (PV), foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 11/2, no plenário Juscelino Kubitscheck, mais uma etapa do Seminário Internacional de Futebol - Copa 2014. O consultor em segurança José Vicente da Silva iniciou a programação, afirmando que a infraestrutura de apoio à Copa inclui vários subgrupos que exigirão providências como preparo do estádio que será palco das partidas, sua ocupação e seu entorno; mobilidade urbana em função do evento; e segurança propriamente dita. Para tal, devem ser levados em consideração aspectos de transporte, saúde, energia, saneamento, tecnologia e governança.
Segundo o consultor, a Fifa tem um padrão muito rígido na questão da segurança, uma vez que haverá um grande fluxo de turistas. Para São Paulo, constatou o consultor, o contingente de 60 a 70 mil turistas esperados não significa grande desafio para uma cidade de turismo de negócios como a capital paulista. Vicente da Silva observou que a segurança durante a Copa vai além dos estádios. Certamente que o aparato deve ser aprimorado em função de áreas como aeroportos, hotéis, metrô, centros de treinamento para os atletas e zonas de lazer turístico. A preparação deve levar em conta o aspecto preventivo, o que significa estabelecer uma segurança que possa evitar assaltos e detectar pontos sujeitos a desabamento e alagamento. Ele lembrou ainda que é necessário o cadastramento de vendedores ambulantes e de guardadores de carro, bem como o de danceterias e locais que serão frequentados por turistas.
A Fifa exige que, em 2013, deverá ser realizado um teste no quesito segurança. Para montagem do aparato de segurança, o consultor citou recursos que acha serem necessários, que vão desde o treinamento adequado de voluntários até o estabelecimento de um sistema de comunicação e inteligência.
O consultor ainda se referiu ao trabalho desenvolvido pelo 2º Batalhão de Choque, especializado em atender emergências há cerca de 20 anos. Segundo ele, ainda poderá haver um ajuste fino após a realização do teste em 2013.
Para o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Paulo Castilho, toda a organização do evento tem que estar à altura do que representa a Copa. O trabalho integrado da sua área com a Secretaria da Segurança poderá manter o comportamento do torcedor sob controle. Ele citou a Lei 9.470/96, que proíbe a ingestão de álcool em estádio de futebol bem como sua venda num raio de 200 metros no entorno. Existe um banco de dados das torcidas, que deverão ser cadastradas, e haverá revista na entrada do estádio.
As palestras da manhã foram encerradas pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Sérgio Ribas, que destacou a qualidade do bom relacionamento que sua área mantém com a Promotoria Pública, cujos trabalhos ocorrem em parceria. Ele acredita que a questão da segurança no Morumbi está sendo adequada, apesar de haver ocorrências pontuais que exigem a intervenção da polícia.
O deputado Conte Lopes (PTB), presidente da Casa em exercício, observou que os torcedores já estão devidamente treinados pelos grandes e movimentados campeonatos entre os mais significativos times nacionais e internacionais realizados em São Paulo. Mas, para ele, é de suma importância a unificação dos trabalhos das polícias civil e militar. Ele acredita que não se pode admitir impunidade no campo de futebol. Assim, quando necessário, o culpado por qualquer categoria de indisciplina deve ser punido no ato, o que torna necessária a presença da Justiça no próprio estádio.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações