Solenidade comemora os 153 anos do Corpo Musical da Polícia Militar


27/09/2010 19:50

Compartilhar:

Comemoração pelos 153 anos do Corpo Musical da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/SolCorpoMusicaMAC 04.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral da Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/SolCorpoMusicaMAC 13.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Álvaro Batista Camilo, Conte Lopes e Danilo Antão Fernandes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/SolCorpoMusicaMAC 12.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado Conte Lopes (PTB), foi realizada nesta sexta-feira, 24/9, na Assembleia Legislativa, a comemoração pelos 153 anos do Corpo Musical da Polícia Militar.

A camerata, o coral e a banda, pertencentes aos quadros do Corpo Musical abriram o evento e apresentaram diversos números ao longo da solenidade.

A 1.ª tenente Glauce Anselmo Cavalli; o major músico PM Renato Maximiano da Silva, comandante do Corpo Musical; o coronel Danilo Antão Fernandes, subcomandante da PM; o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da PM e o deputado Conte Lopes ocuparam a tribuna para destacar a história, os feitos e o trabalho que o Corpo Musical desenvolve, além do trabalho inerente à função policial.

A história do Corpo Musical começou em abril de 1857, data de sua fundação, com a função de levar entretenimento aos praças aquartelados. Em 1891 participou dos festejos de inauguração da av. Paulista. Em 1892, foi a vez de participar da inauguração do viaduto do Chá e de lá para cá não parou mais, participando de solenidades e de diversos eventos comunitários. Contava a princípio com 17 componentes e mais um sargento mestre.

Hoje, sob a regência do capitão músico Renato Maximiano da Silva, tem 160 músicos e é composto pelas seguintes seções: Banda Sinfônica, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Camerata, Coral Masculino e jazz band. Cada segmento realiza por mês cerca de 30 apresentações.

Conforme lembrou o deputado Conte Lopes, os "músicos da banda, além de levarem emoção ao povo paulista, também participam da sua segurança", metade da carga horária é cumprida no policiamento ostensivo.

Ao final da solenidade, familiares e público em geral puderam aplaudir a apresentação da banda sinfônica, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho.

alesp