Vereadoras promovem encontro na Assembléia



A Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo (Avesp) realizou nesta sexta-feira, 18/8, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, um encontro para a apresentação de palestras temáticas sobre educação e cota partidária e para discussão e aprovação de alterações estatutárias na entidade. A Avesp, fundada em 2001, é, segundo sua presidente, Amélia Naomi Omura, vereadora de São José dos Campos, uma entidade suprapartidária que tem como objetivo incentivar a participação da mulher na política.
Para a diretora administrativa da Avesp, a vereadora de Caçapava Reinalma Montalvão, o evento na Assembléia teve o intuito de mobilizar as vereadoras para atuarem junto a seus partidos e à sociedade com dois objetivos: aumentar de forma significativa o número de candidatas mulheres e dar foco a alguns temas de interesse feminino para discussão.
Educação e participação
Na primeira palestra, as professoras Dione de Pietro e Ana Maria Mantovani, do corpo técnico da Secretaria estadual da Educação, discorreram sobre as diversas formas de convênio que podem ser assinados entre a secretaria e as prefeituras municipais. Elas também traçaram um perfil do processo de municipalização do ensino e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
A segunda palestra foi feita pela secretária de Cidadania de Arujá, Soraia Maria Garcia Nasser, ex-presidente da Avesp. Ela apresentou um painel da participação da mulher na política e destacou os avanços e as dificuldades das mulheres para ampliar sua participação nos partidos políticos e na sociedade. "Muito se avançou, mas ainda temos de vencer uma barreira cultural que reservou à mulher o papel de suporte e não de protagonista", afirmou.
Soraia acha que a associação das vereadoras tem o papel de propor ações afirmativas que possam contribuir para a alteração da identidade feminina e para a ampliação da participação da mulher na política. "Temos que promover a filiação partidária e garantir um investimento maior dos partidos nas candidaturas femininas", disse.
Resistência
Nanci Peres de Araújo Zanato, vereadora de Ilhabela em seu sexto mandato, concorda que a participação feminina ainda é pequena, principalmente porque as próprias mulheres estão afastadas da política. "Elas vêem com muitas ressalvas a atuação parlamentar e resistem a entrar para um partido. Preferem desenvolver suas ações de maneira independente ou junto a instituições apartidárias", afirmou.
Nanci contou que. no início de seu primeiro mandato, em 1983, a resistência dos parlamentares da Câmara Municipal era grande. "Éramos apenas duas vereadoras e tivemos que enfrentar muita resistência. Fui presidente da Câmara nesse primeiro mandato e comprei muita briga para me afirmar. Hoje, a situação é diferente, sou respeitada, assim como todas as mulheres que assumem a vereança."
Ela disse que, além da resistência de muitos partidos em relação à participação das mulheres, elas próprias não se vêem como um agente de transformação social por meio da política. "Eu também resisti por longo tempo a entrar na vida política, mas compreendi que é possível contribuir para as mudanças sociais através da atuação partidária e parlamentar", finalizou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações