CPI apura problemas da telefonia móvel


A CPI da Telefonia, presidida pelo deputado Baleia Rossi (PMDB), reuniu-se nesta quinta-feira, 6/12, com o Promotor de Justiça Assessor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor, José Luiz Bednarski. Atendendo ao convite de Said Mourad (PSC), o promotor apontou as principais falhas da telefonia móvel identificadas pelo Ministério Público. A maioria delas é oriunda da rápida proliferação de aparelhos e do desrespeito aos direitos do consumidor.
José Luiz definiu o celular como serviço público, uma vez que é necessária a concessão às empresas que atuam na área. Para tal categoria, o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor prevê a obrigatoriedade em oferecer um serviço adequado, eficiente, seguro e contínuo, o que nem sempre acontece na telefonia móvel.
Segundo o promotor, são 3,3 bilhões de linhas de celulares no mundo. No Brasil, esse número chega a 114 milhões, ultrapassando o total de contas bancárias, que é de aproximadamente 102 milhões. O crescimento do setor é de 18% ao ano, contra 6% da construção civil. "São dois milhões de aparelhos novos por mês e 80,35% deles são pré-pagos", explica o palestrante.
O quadro em questão contribui para o surgimento de diversos problemas envolvendo a população, as operadoras e os fabricantes. José Luiz enfatizou também que o celular tem sido muito usado a serviço do crime e que acidentes de trânsito são constantes enquanto motoristas falam ao telefone. O surgimento de doenças e os vários transtornos nas escolas e no trabalho devido ao uso de celulares também foram mencionados.
Aspectos técnicos e comerciais também foram abordados pelo promotor. Ele afirma que entre os casos mais frequentes que chegam ao MP estão as reclamações decorrentes da deficiência na cobertura. "Às vezes, a operadora ludibria o consumidor ao garantir que determinada área é coberta, quando na verdade não é", disse.
Outra dificuldade enfrentada pela população é quanto a omissão de informações como custos, termos do contrato, publicidade enganosa, além da assistência técnica precária. "Determinado município tem posto de venda, mas o atendimento a reparos fica na cidade vizinha. Há casos em que o consumidor tem que se deslocar cerca de 40 km para consertar o aparelho", exemplificou.
Para José Luiz, a fiscalização das práticas abusivas deve ser conjunta. As esferas municipal, estadual e federal devem se unir no combate às irregularidades, contando, inclusive, com a participação da polícia. Participaram da reunião os deputados Alex Manente (PPS), Marcos Bertaiolli (DEM), Patrícia Lima (PR), José Zico Prado (PT) e Célia Leão (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações