Morre deputado Nelson Salomé

Vitimado por complicações cardiovasculares, em decorrência de um acidente vascular cerebral que o havia deixado acamado desde outubro de 2008, faleceu no último domingo, 5/12, no Hospital Unimed na cidade de Araras, o ex-deputado estadual Nelson Salomé. Era filho de José Salomé e de Luiza de Lima, tendo nascido na cidade de Araras, em 15/5/1931.
Após realizar os cursos regulamentares em sua cidade, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1959. Era médico ginecologista, obstetra, e também anestesiologista. No ano de 1960, ingressou como médico do hospital São Luiz da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, onde, por sua abnegação à profissão e a seus pacientes, chegou a morar. Nesse hospital, dedicou mais de quarenta anos de sua vida à medicina, exercendo também a função de diretor clínico a partir de 1989, o que se estendeu por muito tempo.
Em 1969 assumiu o cargo de presidente da Associação Paulista de Medicina, em Araras, permanecendo na função até 1971. Da APM foi delegado regional entre 1975 e 1985. Fez parte da Fundação Hermínio Ometto, que congrega faculdades e universidades no Estado de São Paulo, como vice-presidente da entidade no período de 1973 a 1991, e dessa data até 1995, como seu 2º vice-presidente. Foi membro do Conselho Superior da fundação, entre os anos de 1995 a 2000.
Ingressou na política quando concorreu pelo partido governista Aliança Renovadora Nacional (Arena), nas eleições de 15 de novembro de 1972, para o cargo de vice-prefeito de Araras, permanecendo na função até 31 de janeiro de 1977. No pleito de 1976, foi eleito, pela Arena, vereador à Câmara Municipal de sua cidade, exercendo o mandato entre 1º de fevereiro de 1977 e 31 de janeiro de 1983. Com o fim do bipartidarismo filiou-se ao Partido Social Democrático (PDS), que sucedeu a Arena. Assumindo seu mandato parlamentar, foi eleito presidente da edilidade de Araras, para o biênio 1977/1979. Foi reconduzido nas eleições de 15 de novembro de 1982, para mais um mandato de vereador de Araras, para a legislatura de 1983 a 1987. Seria novamente vice-prefeito de sua cidade no período de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992, pelo Partido Democrático Social.
Foi secretário municipal de Saúde de Araras entre janeiro de 1989 e abril de 1990, quando se desincompatibilizou para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Ingresso no parlamento paulista
No pleito de 3 de outubro de 1990, candidatou-se a uma vaga de deputado estadual, pelo Partido Social Democrático (PDS), em coligação com o PFL e o PL, obtendo 24.350 votos, assumindo o mandato em 15 de março de 1991, para a 12ª Legislatura (1991-1995). No primeiro biênio, integrou como membro efetivo a Comissão de Saúde e Higiene, e como suplente a de Promoção Social. No segundo biênio foi efetivo nas Comissões de Promoção Social e na de Saúde e Higiene, suplente na de Esporte e Turismo.
Nas eleições de 3 de outubro de 1994, concorreu à reeleição como deputado estadual, pelo Partido Liberal, mas obteve apenas uma suplência. Quando vagou uma cadeira no parlamento paulista, assumiu o mandato em 3 de janeiro de 1997. Em 1998, fez parte da Comissão de Saúde e Higiene, como membro efetivo, e como suplente na Comissão de Promoção Social.
Pleiteou mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 3 de outubro de 1998, pelo Partido Liberal, logrando êxito com 53.684 votos, assumindo o mandato em 15 de março de 1999, para a 14ª Legislatura. Em 1999 e 2000, foi membro efetivo da Comissão de Promoção Social e na Comissão de Saúde e Higiene. Filiado ao PSDB integrou em 2001, como membro efetivo, a Comissão de Assuntos Municipais e como suplente a de Saúde e Higiene. No ano seguinte fez parte da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, como efetivo e nas de Educação e de Saúde e Higiene como suplente.
Participou de diversos congressos e simpósios, notadamente na área de Saúde, entre eles o 15º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em São Paulo em outubro de 1989. Recebeu diversas homenagens e condecorações durante sua vida.
"Cana, café e o Dr. Nelson Salomé"
No ano de 2007, foi nomeado novamente secretário municipal da Saúde de Araras. No início de 2008, foi acometido por um AVC, e, mesmo com a saúde debilitada, concorreu a uma vaga como vereador à Câmara Municipal de Araras. Em outubro daquele ano, durante a campanha eleitoral, sofreu um novo e grave AVC. Apesar de ter sido eleito pelo Partido da República, com 1.386 votos, seu estado clínico não permitiu que fosse diplomado e empossado, tendo assumindo sua cadeira o suplente da bancada.
No carnaval deste ano, a Escola de Samba Unidos da Zona Leste, de sua cidade, o homenageou com o tema "Tesouros de Araras: cana, café e o Dr. Nelson Salomé", que enaltecia suas qualidades profissionais e humanas, lembrando que ele nunca havia deixado de ajudar quem precisasse.
Foi casado com Carmem Conceição Gonzaga Salomé, com quem teve três filhos.
O corpo do deputado Nelson Salomé foi velado na Câmara Municipal de Araras. Após a missa de corpo presente, realizada na igreja da paróquia Nossa Senhora de Fátima, seu ataúde foi transportado por uma viatura do Corpo de Bombeiros e sepultado no próprio domingo, dia 5/12, no Cemitério Municipal de Araras.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações