Presidente responde Questão de Ordem da bancada do PT sobre tramitação da LDO

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9/11, o presidente Rodrigo Garcia respondeu à Questão de Ordem apresentada em 23/10 pelo deputado Enio Tatto, líder do PT na Assembléia Legislativa, sobre o projeto da Lei do Orçamento para 2007 estar em tramitação sem que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007 tenha sido aprovado.
A Questão de Ordem afirma que, como a LDO ainda não foi aprovada, eventuais modificações decorrentes de emendas parlamentares não foram incorporadas ao projeto do Orçamento enviado pelo Executivo, o que o deixa em desacordo com a LDO. Outro empecilho levantado na Questão de Ordem é que eventuais emendas ao projeto da Lei do Orçamento só podem ser admitidas se forem compatíveis com a LDO, conforme prevê o artigo 175, § 1º, da Constituição Estadual.
Além disso, a Questão de Ordem alerta que o projeto do Orçamento não foi publicado imediatamente após seu recebimento, nem colocado em pauta na sessão imediata à sua publicação.
Ao final, o líder do PT requer que o projeto da LDO seja pautado para votação imediata, caso contrário o partido ingressará com medida no Poder Judiciário exigindo o cumprimento das normas constitucionais referentes ao assunto.
Resposta
Nota técnica da Secretaria Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa fundamentou a resposta do presidente. A primeira observação é que a redação constitucional "dá a compreender que a Lei de Diretrizes Orçamentárias não tem um caráter, propriamente dito, autônomo, e deve anteceder o projeto de lei do Orçamento Anual, já que aquela servirá de base e orientação para este, além de prescrever outras medidas de caráter financeiro-econômico para o governo".
A não aprovação da LDO é fato inédito no Estado de São Paulo, mas também o Congresso Nacional enfrenta situação similar: o projeto do Orçamento da União já iniciou sua tramitação sem que a LDO fosse votada.
A Presidência do Congresso Nacional cumpriu, segundo a nota, o que determina o artigo 34 da Resolução 01/2001-CN, que diz que as mensagens do presidente da República encaminhando os projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, às Diretrizes Orçamentárias, aos Orçamentos Anuais e aos créditos adicionais serão recebidas pelo presidente do Senado Federal. A Presidência da Assembléia agiu de modo análogo: recebeu a mensagem do Orçamento, determinou sua publicação e colocou em pauta tão logo foram superados os problemas operacionais.
Solução
Rodrigo Garcia explicou que o PL 225/06 (LDO) já está instruído, pronto para ser deliberado e inserido na Ordem do Dia como item 296. Porém, as lideranças partidárias ainda não chegaram a um consenso sobre o método de votação. Tão logo isso aconteça, a LDO poderá ser votada.
O presidente lembrou ainda que a aprovação de qualquer projeto de lei não é automática, nem o legislador está obrigado a votar, de acordo com o princípio da independência entre os poderes.
Quanto à alegação de que o projeto da Lei Orçamentária não estaria de acordo com a LDO, o presidente respondeu que estudo realizado pelo Departamento de Comissões da Assembléia constatou que o projeto do Orçamento atende às diretrizes contidas no projeto da LDO. Além disso, se alterações forem promovidas na LDO, mediante aprovação de emendas, o Poder Executivo pode enviar mensagem aditiva ao projeto do Orçamento enquanto este ainda estiver na Comissão de Finanças.
O presidente disse, ainda, que deve acompanhar a solução encontrada pelo Congresso Nacional para a votação dos projetos, pautando os projetos estaduais para um mesmo dia, respeitada a ordem de prevalência que exige a votação da LDO antes do Orçamento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações