Sessão solene comemora os 70 anos do Sindicato dos Jornalistas


01/06/2007 17:40

Compartilhar:

Jornalista Eduardo Sucupira, ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol70AnosSindJorMAU_0231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rui Falcão, José Augusto, Eduardo Sucupira e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DepRuiFalcao,JoseAugusto,EduardoSucupira,SimaoPedro MAURICIO(3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solene celebra os 70 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol70AnosSindJorMAU_0176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados petistas Rui Falcão e Simão Pedro durante a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol70AnosSindJorMAU_0162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 70 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo foram comemorados nesta sexta-feira, 1º/6, Dia da Imprensa, em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa. Presidida pelos deputados petistas Simão Pedro e Rui Falcão, a solenidade contou com a presença de diversas personalidades ligadas à categoria, como o presidente do sindicato, José Augusto de Oliveira Camargo, o vereador paulistano e jornalista José Américo Ascêncio Dias e o vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Frederico Barbosa.

Além das homenagens prestadas ao órgão de classe, o tema dominante dos pronunciamentos disse respeito à liberdade de imprensa e ao papel do profissional da área em sua defesa. Foi nesse sentido que se manifestou o vereador José Américo, ao enaltecer a luta do sindicato em prol da liberdade de expressão e da democratização dos meios de comunicação.

De seu lado, o representante da Fenaj, Frederico Barbosa, foi mais além, dizendo que esta luta associava-se diretamente à defesa das liberdades democráticas. Por isso mesmo, cumprimentou o Legislativo pela iniciativa do evento, que demonstra sua ligação com aqueles ideais.

Mudança de data

Muitos podem ter estranhado a referência ao dia 1º de junho como Dia da Imprensa. Desde os bancos escolares, nos acostumamos a considerar esta data como sendo comemorada em 10 de setembro. A mudança, ocorrida há pouco tempo, se justifica, segundo José Augusto de Oliveira Camargo, o Guto, presidente do sindicato, por ter sido em 1º de junho o início de circulação do Correio Brasiliense, publicação feita na Inglaterra e trazida clandestinamente para o Brasil. O jornal, segundo informado, mantinha grande vínculo com as aspirações do povo brasileiro, diferentemente daquele que foi, por muito tempo, tido e havido como o primeiro jornal do país, a Gazeta do Rio de Janeiro. Este, segundo Guto, incorporaria mais o espírito de um diário oficial, já que era editado pela coroa portuguesa, recém chegada a seu exílio no Brasil.

O mais antigo

Ponto alto da comemoração foi a homenagem prestada pelo sindicato e pela Assembléia ao jornalista Eduardo Sucupira, que, com seus 100 anos, é o mais antigo integrante dos quadros da entidade da categoria. Filho de jornalista, Sucupira descreveu, em breve relato, sua trajetória como militante da imprensa brasileira, destacando os principais fatos da história política nacional e aspectos sócio-culturais desde o início de sua carreira até os dias de hoje.

alesp