Semana Orlando Villas Bôas - depoimentos





DA REDAÇÃO
Dráuzio Varella (médico e articulista) - "Esta iniciativa de promover a Semana Villas Bôas é de grande importância para a preservação da memória deste indigenista, da sua obra e de seus irmãos na defesa dos povos indígenas. Minha convivência com Orlando e Marina, sua esposa, foi em viagem que fizemos ao Rio Negro. As longas horas de entrevistas foram transformadas em uma série que foi exibida pelo canal Universitário."
Claury Alves da Silva (ex-deputado estadual e presidente do Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização, autor da lei que criou a Semana Orlando Villas Bôas) - "A criação da Semana tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de preservar uma das culturas fundamentais para a construção de nossa identidade enquanto nação."
Pajé Sapain/Kamayurá (pajé do Parque Indígena do Xingu) - "Orlando teve um papel muito importante para nós ao criar o Parque Indígena do Xingu. Eu vejo com muita tristeza o que está acontecendo com nossos parentes, como os Cintas-Largas. Era necessário que o governo agisse para que eles não sofressem."
Cacique Tabata (liderança Kuikuro do Xingu) - "Orlando e Marina me criaram. Foi ele que me ensinou a falar português e sempre disse que eu seria uma liderança, o que aconteceu. O fato de o Orlando ter lutado e conseguido a demarcação de nossas terras no Xingu fez com que não tivéssemos os conflitos que ocorrem com os nossos parentes que não têm suas áreas demarcadas. Os Guaranis aqui em São Paulo, por exemplo, estão em uma área muito pequena. Os conflitos em outras áreas têm deixado a todos nós muito tristes. No caso dos Cintas-Largas, eles estão certos, a culpa é dos brancos. Eles têm que respeitar a terra dos índios."
Guilherme Carrano (coordenador-geral do Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai) - "É muito importante enaltecer o trabalho de Orlando e seus irmãos e de tudo o que representam, mas não podemos esquecer alguns problemas ambientais que estão acontecendo em várias reservas indígenas, como o parque do Xingu, onde os rios que formam o Rio Xingu já sofrem a ação das plantações de soja. Estamos implantando um trabalho junto ao Ibama e às lideranças indígenas para evitar que a degradação ambiental ocorrida fora da área demarcada possa trazer conseqüências à comunidade indígena. Falta à Funai técnicos e estrutura para ampliar a fiscalização e estabelecer ações de prevenção."
Marina Villas Bôas (viúva de Orlando) - "Esta homenagem para a família Villas Bôas representa o reconhecimento do trabalho dos irmãos e um olhar com mais seriedade para a causa indígena. Precisamos avançar na política indigenista para que ela atenda de fato o interesse dos povos indígenas. O índio deve ter a opção de escolher o momento certo para se integrar e esta integração deve ocorrer sem a perda da identidade."
Noel Villas Bôas (filho de Orlando e integrante do Conselho Indigenista da Funai - recebeu este nome em homenagem a Noel Nuttel, médico sertanista) - "É com satisfação que vemos esta homenagem a meu pai e aos meus tios Cláudio e Leonardo. A homologação de terras é um passo fundamental e prioritário para que a política indigenista se consolide. Sem isso, esta cultura não terá como persistir."
Piracumã (liderança indígena Ywalapiti do Xingu) - "A conquista da terra para os povos do Xingu foi um feito heróico. Falta hoje uma liderança como a de Orlando para que seja garantido o direito dos índios à terra. No Xingu, ainda hoje, mantemos nossa cultura tradicional e isso se deve em grande parte ao trabalho dos irmãos Villas Bôas."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações