PEC do Pré-Sal e a educação no Estado


01/04/2011 17:03

Compartilhar:

Bigardi (esq.) defende a democratização do ensino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/BIGARDIEDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Bigardi (PCdoB) defendeu a implantação do Plano Estadual de Educação no Estado de São Paulo durante audiência pública, nesta quarta-feira, 30/3.

Segundo o parlamentar, quatro pontos merecem destaque na discussão sobre a educação: valorização dos profissionais, democratização do sistema, melhoria da qualidade e financiamento educacional.

"O professor tem que ser o centro da discussão quando o assunto é a melhoria da Educação. Os profissionais precisam ser valorizados no Estado", afirmou o deputado.

Para Bigardi, é fundamental um plano de cargos e carreiras para os profissionais que atuam na área. "A democratização do sistema de ensino é imprescindível para avançarmos nesta questão. É preciso ter um canal aberto de participação popular. Os profissionais e estudantes precisam ser ouvidos e terem maior participação."

Outro fator importante, segundo Bigardi, é o investimento na Educação. Em 2009, o deputado apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que destina 50% dos recursos obtidos com a exploração de petróleo da camada Pré-sal para educação, meio ambiente, ciências e tecnologia.

"O movimento estudantil reivindica a aprovação da PEC, pois sabe que é preciso maior investimento na área da educação. Aliado a isso, é necessário um bom planejamento e, infelizmente, faltam esses dois aspectos no ensino do Estado de São Paulo. Por isso defendo um Plano Estadual de Educação", acrescentou o deputado.



pabigardi@al.sp.gov.br

alesp